Segundo evento da Semana da Pátria é marcado pela troca do Pavilhão Nacional em Brasília
O cerimonial de hasteamento da bandeira, conduzido pela Marinha do Brasil, ocorreu com uma salva de 21 tiros de canhão e ao canto do Hino Nacional
Neste domingo (03/09), a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília, teve um brilho especial devido às comemorações da Semana da Pátria.
O cerimonial de hasteamento da bandeira, conduzido pela Marinha do Brasil, ocorreu com uma salva de 21 tiros de canhão e ao canto do Hino Nacional. Já no momento do arriamento da Bandeira substituída, entoou-se o canto do Hino da Bandeira com o desfile da Guarda de Honra. A Banda Marcial de Fuzileiros Navais finalizou a cerimônia, tocando, entre outras canções, “Descobridor do Sete Mares”, de Tim Maia. O policial militar, Raylon Souza e Silva prestigiou a solenidade com a esposa e a filha, Giovana, de seis anos. “A gente ama demais esse evento, até porque também somos militares. Para nós é tudo de bom, fora do comum”, disse ele.
A troca da bandeira é realizada todo primeiro domingo do mês, conforme a Lei 5700/1971, que determina: “A Bandeira Nacional estará permanentemente no topo de um mastro especial como símbolo perene da pátria e sob a guarda do povo brasileiro”. A Marinha, o Exército, a Aeronáutica e o Governo do Distrito Federal (GDF) revezam-se na organização do evento, que é coordenado pelo Ministério da Defesa (MD).
Confira a programação completa:
Por: Ministério da Defesa (MD)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte