A convite da ONU, MDIC integrará força-tarefa para impulsionar transição energética na América Latina
Pasta estará representada no ODS Summit, evento prévio à Assembleia Geral da ONU, a partir deste final de semana, em NY
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) fará parte de uma força-tarefa da Organização das Nações Unidas destinada a impulsionar uma transição energética justa e verde no Brasil e em toda a América Latina. O convite partiu da própria ONU, que lançará oficialmente esta força-tarefa durante sua 78ª Sessão da Assembleia Geral, que ocorre entre 19 e 21 de setembro, em Nova York.
Representando a pasta, a secretária executiva adjunta, Aline Damasceno, e o secretário de Economia Verde e Descarbonização, Rodrigo Rollemberg, participam do evento de lançamento da força-tarefa, que será na próxima segunda-feira (18), seguida de uma reunião técnica. O evento faze parte do SDG Summit, a cúpula sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, realizada previamente à Assembleia Geral da ONU.
O objetivo principal da força-tarefa para o financiamento de uma transição energética justa e verde é estruturar e implementar um caso concreto, ou seja, um exemplo tangível, no Brasil, que demonstre como uma economia equitativa e ecologicamente responsável pode ser efetivada.
Para alcançar isso, a força-tarefa se concentrará em aproveitar e fortalecer iniciativas e soluções de financiamento já existentes, produzindo evidências convincentes e mobilizando capital privado. Este caso de sucesso será promovido internacionalmente em um evento de alto nível de financiamento em 2024, que também fará parte da pauta da 30ª Conferência das Partes (COP 30) e do 13º Fórum Urbano Mundial (World Urban Forum - WUF).
A proposta da ONU para a força-tarefa será desenvolvida colaborativamente durante três reuniões de alto nível, incluindo workshops técnicos. A primeira delas ocorrerá durante a Assembleia Geral em Nova York. As próximas etapas incluirão a Assembleia de Fundos Soberanos, que acontecerá de 24 a 27 de setembro em Madri, e a COP 28, programada para novembro em Dubai.
Histórico – Durante a Assembleia Geral da ONU em 2023, será apresentado uma proposta de compromisso aos bancos de desenvolvimento com o objetivo de impulsionar ações concretas a curto e médio prazo para comprovar a viabilidade do financiamento de uma economia justa e sustentável. Este compromisso tem suas raízes em um acordo de alto nível estabelecido em 2019, quando os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMDs) se comprometeram a apoiar a transição justa, delineando suas prioridades estratégicas relacionadas às mudanças climáticas e à redução de emissões.
Desde 2020, as Nações Unidas, em colaboração com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a União Europeia, têm liderado discussões sobre o papel crucial dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMDs) no financiamento de uma transição justa e sustentável, em conformidade com o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estas conversas também abordam a mitigação de riscos pré-investimento e a mobilização de capital privado, incluindo medidas e soluções de cofinanciamento e coinvestimento público-privado híbrido, com foco em financiamento diversificado.
A força-tarefa que será lançada durante a Assembleia Geral da ONU é um exemplo de iniciativa de alto impacto dos ODS que contribuirá para alcançar o objetivo de promover ações concretas de curto e médio prazos, demonstrando a viabilidade do financiamento de uma economia justa e sustentável.
Outras agendas na ONU — Os representantes do MDIC também participarão de outras agendas prévias à Assembleia Geral.
Como parte da programação paralela sobre Equidade de Gênero e Liderança Feminina, Aline Damasceno e Rodrigo Rollemberg participarão do evento da WomenLedCities (Cidades Lideradas por Mulheres), uma iniciativa de alto impacto que fomentará a realização, nas cidades, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, além de trabalhar diretamente o combate à desigualdade de gênero.
Aline foi convidada a integrar o Comitê de Mulheres Líderes do Brasil no Fórum Permanente da WomenLedCities, formado por lideranças femininas dos setores público e privado com foco em iniciativas para a transição energética justa e verde.
Os eventos dessa agenda ocorrerão amanhã (16) e segunda-feira (18).
Também no dia 18 ambos participam do evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria “Brasil em foco: mais verde e comprometido com o desenvolvimento sustentável”, na Bolsa de Valores de Nova York. O seminário tem como públicos-alvo investidores, fundos de investimentos e outros atores do setor financeiro do Brasil e dos Estados Unidos.
Por: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte