Social e Políticas Públicas

A Voz do Brasil desta sexta aborda perfil de processados por tráfico de drogas

Pesquisa divulgada pelo Ipea sobre o tema será detalhada pela secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado. Assista ao vivo, às 19h, pelo Canal Gov

22/09/2023 18:12
A Voz do Brasil desta sexta aborda perfil de processados por tráfico de drogas
Foto: Reprodução/Agência Gov

 

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad/MJSP) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançaram, em conjunto, nesta sexta-feira (22/09), dois levantamentos sobre o perfil de pessoas processadas em ações criminais por tráfico de drogas. Para tratar do assunto, o programa A Voz do Brasil entrevista a secretária nacional de Políticas sobre Drogas do MJSP, Marta Machado.

O relatório analisou 253 processos dos Tribunais Regionais Federais e mais de cinco mil processos dos Tribunais de Justiça estaduais. Segundo o Ipea, o perfil majoritário de réus por crimes previstos na Lei de Drogas brasileira (Lei 11.343/2006) é de jovens de até 30 anos (42,5% e 73,6%), que cursaram no máximo o ensino fundamental (28,3% e 68,4%) e não brancos (68,1% e 68,7%). Além disso, os resultados mostram que 30% dos indiciados por tráfico alegaram que a droga apreendida era para uso pessoal e que 49% dos réus afirmaram ser usuários ou sofrer com dependência de drogas.

De acordo com Marta Machado, o estudo é importante para subsidiar a construção e o monitoramento de políticas públicas, bem como para incentivar o diálogo da Senad com os atores do sistema de Justiça e com as forças de segurança pública, contribuindo com o aperfeiçoamento da aplicação da lei. A secretária enfatiza, ainda, que o diagnóstico fortalece o compromisso do Governo em conduzir uma política sobre drogas aliada à garantia dos direitos humanos e à proteção aos grupos vulneráveis. Confira os relatórios aqui.

Acompanhe a entrevista na íntegra, ao vivo, a partir das 19h, pelo Canal Gov:

Por: Agência Gov


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte