Embratur lança concurso de curtas e faz parceria com produtoras para estimular turismo audiovisual
No segundo dia da principal feira de turismo do Brasil, Agência também lançou guia de ação climática para o setor do turismo e apresentou as ações que serão realizadas até o fim do ano
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) lançou, nesta quinta-feira (28/09), na 50ª edição da ABAV Expo, um concurso inédito de curtas-metragens ‘Brasil com S’, que irá selecionar projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico. A Agência também firmou parceria com a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI). A parceria busca desenvolver ações conjuntas que ampliem a visibilidade dos destinos brasileiros a partir de obras audiovisuais, além de associar o marketing turístico internacional do setor audiovisual e promover o Brasil como um destino film friendly.
“A gente quer a produção de filmes de destino sobre o nosso Brasil com S, esse Brasil que o mundo tem que conhecer. É o Brasil da gastronomia, da cultura, da diversidade, esse Brasil tão rico, que tem que ser um destino para o mundo inteiro, gerando emprego e renda e tendo sustentabilidade”, disse o presidente Marcelo Freixo.
O chamado ‘Edital de Curtas-Metragens Brasil com S’ irá apoiar financeiramente cinco projetos de curtas que tenham potencial de promover destinos, roteiros e experiências turísticas do nosso país, em formato de ficção, animação ou documentário. Os inscritos serão analisados por uma comissão julgadora constituída por representantes da Embratur e por especialistas nas áreas.
Os inscritos serão analisados por uma comissão julgadora constituída por representantes da Embratur e por especialistas nas áreas. Cada projeto selecionado terá R$ 60 mil para a produção do curta. As inscrições estarão abertas de 23 de outubro até 7 de dezembro e poderão ser feitas no site audiovisual.embratur.com.br.
Além do concurso de curtas, a Embratur assinou um acordo de cooperação técnica com a BRAVI, entidade sem fins lucrativos que representa 675 produtoras brasileiras. A Embratur planeja liderar a formação de um Grupo de Trabalho nacional, envolvendo diversos entes do poder público e privado, para fortalecer o trabalho das film commissions, e contribuir com melhorias de processos, dando agilidade e reduzindo a burocracia para a produção audiovisual no Brasil.
“Roliúde Nordestina” vive do turismo há 90 anos
Em meio ao sertão nordestino, uma cidade brasileira de cinco mil habitantes conhece bem a importância do turismo audiovisual. Cabaceiras, no interior da Paraíba, sobrevive do cinema há mais de 90 anos. O município já serviu de locação para mais de 50 produções, como filmes, séries e novelas. Lá foram gravados o famoso longa “O Auto da Compadecida” e, mais recentemente, o seriado “Cangaço Novo”, distribuído pelo streaming em diversos países. Tão marcante é o audiovisual em Cabaceiras que a cidade ganhou o título de “Roliúde Nordestina”.
“Esse mercado movimenta a economia de Cabaceiras. Todos os hotéis e pousadas ficam lotados, os restaurantes cheios, toda a cadeia do município voltada para o turismo acaba sendo beneficiada com a gravação dessas produções”, disse Rômulo Farias, secretário e Desenvolvimento Econômico de Cabaceiras, que acompanhou o lançamento dos projetos de audiovisual da Embratur na ABAV Expo.
O secretário conta que, antes de se tornar cenário de filme, Cabaceiras era uma cidade castigada pela seca do sertão. Mas, da dificuldade, se formou a oportunidade: o sol forte, presente praticamente o ano todo, transformou a cidade no cenário perfeito para produções, atraindo cineastas por conta da luminosidade e da pouca chuva.
“Encontramos no audiovisual uma maneira de se destacar, de atrair turistas, gerar renda e se mostrar tanto para o Brasil quanto para o mundo. Investir nessas produções cinematográficas é muito importante. O Brasil tem um grande potencial. Parabéns à Embratur pela iniciativa”, concluiu Rômulo.
Turismo sustentável
A participação da Embratur no segundo dia da maior feira de turismo do país também foi marcada pelo lançamento do Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos. O documento, elaborado pela Green Initiative e traduzido ao português pela Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, busca orientar o trade turístico para o cumprimento de metas de descarbonização e regeneração do setor.
Esses objetivos estão elencados na Declaração de Glasgow, principal compromisso do setor turístico na agenda climática elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Neste mês, a Embratur aderiu à iniciativa da ONU, que tem, entre os principais objetivos, reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e zerá-las até 2050.
Workshop para o trade
Ainda na ABAV Expo, a Embratur promoveu o workshop “Conexão Embratur”, para apresentar ao trade turístico as ações que foram desenvolvidas ao longo do ano e as atividades que serão realizadas até o final de 2023 na promoção internacional do Brasil. Diretores, gerentes, coordenadores e demais colaboradores da Agência comandaram painéis que falaram sobre Marca Brasil, mercados prioritários, dados e inovação, sustentabilidade e turismo de negócios e eventos.
Lançamento do CAÊ
A Embratur também fez, no segundo dia da ABAV Expo, a apresentação para o trade turístico do Cadastro de Experiências Turísticas, o CAÊ. A plataforma, desenvolvida pela empresa Destinos Inteligentes – uma das startups aceleradas pelo EmbraturLAB, é uma ferramenta que será lançada em breve pela Agência, para que setor público, agências de viagens, operadoras, receptivos, setor hoteleiro e de restaurantes, possam identificar suas experiências turísticas, com detalhamento de informações importantes para a promoção internacional, como indicadores de sustentabilidade e comunicação em línguas estrangeiras.
Com essas informações, a Embratur irá realizar um diagnóstico mais assertivo dos destinos e, assim, atuar para aperfeiçoar a experiência dos turistas estrangeiros, e colocar na prateleira internacional esses novos produtos. É o que explica a gerente de Experiências e Competitividade Internacional da Agência, Monica Samia.
“Com os dados sistematizados, a Embratur irá analisar as informações coletadas, entender o que está pronto ou maduro pro mercado internacional e ativar essas experiências em todas as nossas ferramentas, sejam campanhas, feiras, famtour, press trip, entre outras”, destacou.
Encontro com gestores do turismo
A Embratur ainda participou na ABAV Expo da abertura da assembleia do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que debateu os desafios e os rumos do turismo para os próximos anos. “Além do número de turistas que entram no país, também precisamos estar atentos às condições que o Brasil oferece para recebê-los e acolhê-los. O perfil de turista mudou. Hoje o viajante busca turismo sustentável, verde e responsável, e o Brasil, neste ponto, tem tudo para liderar. Vamos nos preparar e investir nesse nicho promissor”, disse o presidente Marcelo Freixo, reforçando a parceria da Embratur com gestores de turismo estaduais e municipais.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)
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