Abertas inscrições para “Setembro Azul/Surdo pela equidade linguística”
Objetivo é promover a valorização da língua, identidade e cultura surda, assim como discutir o fortalecimento dos programas e ações da educação bilíngue
Já estão abertas as inscrições para o evento “ Setembro Azul / Surdo pela equidade linguística”, que será promovido pelo Ministério da Educação (MEC) , entre os dias 26 e 28 de setembro , em Brasília (DF). O objetivo do evento é promover a valorização da língua, da identidade e da cultura surda, assim como discutir o fortalecimento dos programas e das ações que o MEC desenvolve para a educação bilíngue desse público. As atividades serão originalmente em Libras, com tradução para a língua portuguesa. Os interessados em participar devem preencher formulário de inscrição .
A iniciativa é Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). As discussões têm como p úblico alvo familiares, professores, profissionais, pesquisadores, comunidades, movimentos sociais, conselhos, secretarias da educação e demais pessoas interessadas na temática.
O evento começa no dia 26 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional do Surdo. A data foi criada em 1857, por conta da fundação, no Rio de Janeiro, da primeira escola de surdos no Brasil, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Programação
Na abertura, haverá uma Palestra Magna e três p aineis sobre os temas “Entidades representativas da comunidade surda pela causa dos direitos das pessoas surdas”; “Papel das instituições sobre a formação dos sujeitos surdos em uma perspectiva cultural” e “Família de surdos – narrativa de experiência e os desafios na sociedade e na Educação”. Os palestrantes do evento ainda estão sendo confirmado s . Mais detalhes estão disponíveis na página do evento.
Setembro Azul
A escolha do mês de setembro para comemorar a luta pelos direitos da comunidade surda foi devido a várias datas que têm grande relevância para a história da educação dos surdos , como o Dia Internacional das Línguas de Sinais, celebrado em 23 de setembro – data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), comemorando a criação da Federação Mundial dos Surdos; e o Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro .
A escolha da cor azul é baseada nas cores oficiais da Federação Mundial de Surdos (World Federation of the Deaf – WFD) e simboliza a contínua luta dos surdos contra a opressão e contra as tentativas de abolir as línguas de sinais. A iniciativa, também conhecida como Setembro Surdo, é uma campanha anual, para trazer visibilidade à comunidade, bem como difundir sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Educação Bilíngue de Surdos. A campanha também visa à conscientização da diferença linguística, identitária e cultural.
Por: Ministério da Educação (MEC), com informações da Secadi
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte