Anvisa e Opas promovem workshop sobre Plano de Contingência da Tríplice Fronteira
Brasil, Argentina e Paraguai participam da capacitação para o enfrentamento de emergências de saúde.
Representantes do Brasil, Argentina e Paraguai, que atuam na fronteira compartilhada entre os três países, estão reunidos até o dia 15 de setembro em Foz do Iguaçu (PR) . O foco do encontro é discutir as diretrizes para a resposta a eventos de saúde pública em meios de transporte e em áreas de portos, aeroportos e fronteiras. Também acompanham as discussões representantes do Uruguai.
O workshop é parte do projeto Fronteiras Saudáveis do Mercosul, que tem o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e já contou com oficinas realizadas em Buenos Aires ( Argentina ) e em Assunção ( Paraguai ) .
O objetivo d a atividade desta semana é apresentar o Plano de Contingência comum para a região da Tríplice Fronteira e capacitar todos os agentes envolvidos, para que haja uma resposta adequada e coordenada no enfrentamento de futuras emergências de saúde.
Além da Anvisa, o Brasil conta com a participação da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Receita Federal (RF) , da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (M apa ), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( Samu ) e das Secretarias de Saúde municipais e estaduais.
Por: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte