Planalto

Conversa com o Presidente: Governo Federal anuncia medidas para reforçar a educação brasileira

Reajuste das bolsas estudantis, retomada de obras, melhorias na merenda escolar e investimentos na formação dos professores estão na pauta

05/09/2023 08:37
Conversa com o Presidente: Governo Federal anuncia medidas para reforçar a educação brasileira
Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

Na semana em que o Brasil celebra o Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em 8 de setembro, o Governo Federal anunciou novas políticas públicas para a educação. No programa Conversa com o Presidente desta terça-feira (05/09), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o jornalista e apresentador, Marcos Uchôa, receberam o ministro da Educação, Camilo Santana, para divulgar importantes medidas para reforçar o setor. Essa foi a primeira ver que um ministro de Estado participou do Conversa com o Presidente.

Dentre as ações de incentivo à educação, está previsto o reajuste das bolsas estudantis, a retomada de obras em creches e escolas, melhorias na merenda escolar e investimentos na formação dos professores e no piso do magistério. “Precisamos reconhecer e valorizar os profissionais que atuam dentro de sala de aula”, afirmou Lula. Para o presidente, é importante promover políticas transversais para melhorar a educação.

“É fundamental investir na infraestrutura, no transporte e na alimentação escolar. Mas também precisamos pensar em levar dentistas às escolas”, exemplificou. "Educação é a coisa mais sagrada que existe. Sem ela, nenhum país vai para frente ou se desenvolve. Vamos investir em pesquisa, ciência e tecnologia, para que possamos nos transformar em um Brasil autossuficiente em tudo", disse Lula.

O ministro Camilo Santana elencou os principais avanços da educação no governo Lula. Um deles é a estratégia de inclusão prevista pelo MEC e inserida na meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece que pessoas com deficiência e autistas precisam estar incluídas nas salas de aula. "Nós temos que ter uma atenção especial para o autismo. O Governo precisa abraçar essa causa", reforçou Lula. Para ele, é dever do Estado criar condições para que todas as crianças se sintam acolhidas na escola.

Camilo Santana seguiu abordando outras frentes de trabalho no setor da educação. O ministro anunciou que, a partir de 2024, nenhum indígena ou quilombola ficará sem bolsa de assistência estudantil para cursar o ensino superior. Ele ainda afirmou que o Governo Federal vai garantir banda larga e acessibilidade em todas as escolas do País e que reverter o quadro de evasão escolar também faz parte das prioridades.

“Outra política em destaque é o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado em julho, para garantir que todas as crianças aprendam a ler e a escrever ao final do segundo ano do ensino fundamental, e que já conta com a adesão de 97% dos municípios”, celebrou.

Camilo Santana lembrou que a alimentação escolar esteve por seis anos sem repasse da União, e que uma das primeiras medidas do Governo Lula foi conceder o reajuste (39%, em média), com R$ 1,5 bilhão a mais em recursos. O transporte escolar é outro setor que receberá mais investimentos, com reajuste de 16%, mais de R$ 100 bilhões, que serão repassados para estados e municípios, beneficiando 4,6 milhões de crianças. Haverá uma renovação da frota, afirmou o ministro, com novos ônibus, mais acessíveis.

Próximas agendas

O jornalista e apresentador Marcos Uchôa também abordou no Conversa com o Presidente as expectativas de Lula sobre o 7 de setembro, Dia da Independência. O presidente participará do desfile em Brasília (DF). "Será um 7 de setembro pacífico, normal. É o dia de comemorarmos a nossa autonomia diante da Coroa. É um grande feito, mostrando que somos donos de nós mesmos. É para se comemorar", afirmou Lula.

No mesmo dia, o presidente da República embarca para Nova Delhi, na Índia, onde assumirá a Presidência rotativa do G20. É a primeira vez que o Brasil estará na liderança do grupo, que reúne as maiores economias do mundo. A Cúpula acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro. O mandato brasileiro no G20 termina em 18 e 19 de novembro de 2024, quando uma nova Cúpula será realizada no Rio de Janeiro (RJ).

"No ano que vem, o Brasil vai sediar o G20. Em 2025, vamos presidir os BRICS e fazer a COP-30, em Belém (PA). São grandes eventos que darão visibilidade ao nosso País. O Brasil volta a ser uma nação importante do planeta Terra, e o mundo está nos respeitando novamente pela forma como respeitamos as pessoas e a questão climática. É isso que nos torna um protagonista importante", concluiu o presidente.

Chuvas no Rio Grande do Sul

Ao abrir esta edição do programa, transmitido ao vivo pelo Canal Gov, Lula prestou solidariedade à população do Rio Grande do Sul que vive às margens das áreas atingidas pelas chuvas e afirmou que enviará um representante da Defesa Civil ao estado. "Quero dizer ao povo gaúcho que estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário. Onde tiver um problema, o Governo Federal estará lá para ajudar as pessoas", disse.

Mais cedo, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, anunciou em seu Twitter que o Governo Federal deve enviar nas próximas horas auxílio para os municípios gaúchos atingidos pelas chuvas. "Em um primeiro momento deve ser um apoio emergencial para garantir que as pessoas atingidas tenham acesso à água potável, alimentação e abrigo", publicou.

Confira a íntegra do Conversa com o Presidente desta terça-feira (05/09).

 

Por: Agência Gov


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte