Planalto

Desfile de 7 de setembro celebra a Independência do Brasil

Acompanhe a transmissão das comemorações na capital do País pelo Canal Gov

07/09/2023 08:28
Desfile de 7 de setembro celebra a Independência do Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

Milhares de pessoas participam, nesta quinta-feira (07/09), do desfile de 7 de setembro em Brasília (DF). Data é celebrada em diversos estados para comemorar a Independência do Brasil. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e outros representantes do Governo Federal estão presentes na cerimônia que ocorre na capital federal. Este ano, o slogan é Democracia, soberania e união. 

A programação do evento será transmitida ao vivo pelos canais de comunicação do governo: Agência Gov, Canal Gov e Rede Nacional de Rádio. Entre as atrações uma cobertura completa do tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, que acontece na Esplanada dos Ministérios, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, o coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília, entre outras atividades. A expectativa é que 30 mil pessoas participem do evento.

O desfile teve início às 9h, com previsão de durar cerca de 2 horas. Cerca de 200 autoridades e convidados estão na tribuna de honra com a presença do presidente Lula, chefes de poderes e representantes das Forças Armadas.

Presente na celebração, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, reforçou a  mensagem do Governo Federal, de união e resgate dos símbolos nacionais.

"Hoje é dia de devolver ao povo brasileiro do 7 de setembro, como uma data de toda nação, de reafirmar a data de nossa independência,  da nossa soberania, da democracia e é o um momento de união e de reconstrução. E das Forças Armadas, enquanto instituições de Estado, as instituições todas funcionando normalmente, para que a gente possa restabelecer o ambiente de normalidade democrática no País”, disse Pimenta.

Para o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, esta é a festa de democracia brasileira: "7 de setembro, dia da nossa independência, a festa da democracia brasileira! Símbolo da nossa soberania e autonomia, sob comando do Presidente Lula, vivemos em um país de amor, alegria, tolerância, união e reconstrução nacional. Deixamos para trás o ódio e a violência", escreveu em suas redes sociais.

Já o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, elogiou o desfile cívico-militar e destacou o eixo temático que homenageia o Zé Gotinha. "A alegria dos alunos das escolas da periferia de Brasília ao desfilar para o PR @LulaOficial @JanjaLula e ao público é a cara do Brasil reconstruído (...) O Zé Gotinha voltou! Ele e os nossos heróis nacionais do SUS! Esse é um desfile da independência", escreveu.

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, reforçou o caráter democrático da comemoração. “Na avenida da democracia, as pessoas podem trafegar pela faixa da esquerda ou da direita. Só não podem fechar a avenida ou descumprir as leis do trânsito de ideias e projetos. Estamos sob a mesma bandeira e celebramos o mesmo hino. Viva o Brasil 🇧🇷“, postou Dino. 

Estão no desfile os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Anielle Franco (Igualdade Racial), Camilo Santana (Educação), Cida Gonçalves (Mulheres), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Jader Filho (Cidades), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Juscelino Filho (Comunicações), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Márcio França (Portos e Aeroportos), Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudanças Climáticas), Marcos Antonio Amaro dos Santos (Gabinete de Segurança Institucional), Nísia Trindade (Saúde), Paulo Pimenta (Secom), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

Acompanhe a transmissão ao vivo pelo Canal Gov:



Leia também: 7 de setembro: Governo reforça segurança para o desfile da Independência

Por: Agência Gov



A reprodução é gratuita desde que citada a fonte