Agricultura

Assentados gaúchos recebem títulos e acessam crédito durante a Expointer

Teve entrega de títulos definitivos, de Contratos de Concessão de Uso (CCU), e a formalização de contratos de crédito

01/09/2023 23:24
Assentados gaúchos recebem títulos e acessam crédito durante a Expointer
Foto: Divulgação/Incra

A reforma agrária foi celebrada no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer, no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (1°/09). Teve entrega de títulos definitivos, de Contratos de Concessão de Uso (CCU), e a formalização de contratos de crédito. Famílias de vários municípios e autoridades prestigiaram o evento.

O superintendente do Incra no estado, Nelson Grasselli, defendeu a necessidade de criar assentamentos, fortalecer ações de infraestrutura, regularização e suporte às famílias. Ele também destacou o crédito emergencial de combate à estiagem. Já foram liberados R$ 32 milhões a 6,2 mil beneficiários.

A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiavelli, saudou as 16 famílias tituladas. Ela também enfatizou o esforço nacional de incorporar mais agricultores à reforma agrária. Para isso, o Incra deverá ter aumento no orçamento do próximo ano.

Leci Maidana da Silva, do assentamento Farroupilha, em Encruzilhada do Sul, recebeu o Título de Domínio (TD) acompanhada pelo marido e pelo filho caçula, que estava completando 7 anos. “Foi o presente de aniversário dele”, relatou a mãe.

A mesma alegria foi expressa por Neida de Souza e Leonildo dos Santos, assentados desde 1994, também no Farroupilha. “Estamos esperando há muitos anos para ser dono do que é da gente, ser dono do nosso nariz”, disse Neida.

Já Paulo Sérgio Giordani dos Santos assinou o primeiro Contrato de Concessão de Uso. O agricultor cresceu ajudando a família no assentamento Pampeiro, em Santana do Livramento, e hoje tem o próprio lote. “Consigo financiamento no nome dos meus pais, mas não é a mesma coisa. De agora em diante tudo vai mudar para melhor, vou ter bloco de produtor e botar meu nome no financiamento”, planeja.

Recurso esperado

Outra atividade realizada no Pavilhão foi a assinatura de sete contratos do crédito emergencial de combate à estiagem no Rio Grande do Sul, no valor de R$ 5,2 mil por família. A estimativa é alcançar 8 mil agricultores dos 63 municípios abrangidos pelo Decreto nº 11.433, de 10 de março de 2023.

Alcebíades Ribeiro do Prado assinou o contrato de crédito e o CCU de uma só vez. “Precisei transferir o lote para o meu nome antes porque perdi minha mãe. Quero usar o dinheiro para comprar ração para os bichos”, explica o horticultor, que também cria gado bovino, ovelhas e galinhas.

A 46ª edição da Expointer segue até domingo (3). A feira agropecuária, de projeção internacional, acontece no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio, distante 25 quilômetros de Porto Alegre.

Mais informações no site oficial do evento: https://www.expointer.rs.gov.br/inicial .

 

Por: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

Link: https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/noticias/assentados-gauchos-recebem-titulos-e-acessam-credito-durante-a-expointer
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte