Assentados participam da maior feira da agricultura familiar de Minas Gerais
Arroz integral, feijão, polvilho, açafrão, castanha de baru, frango, cebola, doces diversos e artesanato são produtos comercializados por agricultores e cooperativas de assentamentos da reforma agrária na maior feira da agricultura familiar em Minas Gerais, a Agriminas.
O evento está na 14ª edição e começou no dia 31 de agosto, em Belo Horizonte, na Serraria Souza Pinto. Cerca de 400 expositores da agricultura familiar promovem a venda de produtos, a degustação de comidas e bebidas típicas, além de apresentações culturais. As atividades seguem até o domingo (3), e incluem a realização de palestras e treinamentos.
Reforma agrária
Um grupo de artesãos do assentamento XV de Novembro, situado no município de Paracatu, vende peças esculpidas em madeira ou cabaça, como cadeiras, oratórios, imagens sacras e outros objetos decorativos.
Lourival Filho é o representante de oito famílias da área de reforma agrária que conciliam o artesanato com a agropecuária. “O artesanato é uma fonte de renda complementar às culturas do milho, feijão, soja e leite, que são as principais atividades desenvolvidas”, explica.
A produção de mais dez assentamentos está presente no estande da Cooperativa Mista dos Assentados e Agricultores Familiares do Noroeste de Minas Gerais. Quem visitar o espaço pode comprar arroz integral, feijão, polvilho, açafrão e outros itens.
Roberto de Oliveira, do assentamento Santa Rosa, afirma que a cooperativa possui 180 sócios, abrangendo agricultores de sete projetos de reforma agrária localizados em Paracatu, e de outras três áreas situadas nos municípios de Guarda-Mor, Dom Bosco e Natalândia.
O empreendimento foi fundado em 2009 e a produção dos cooperados abastece escolas, creches, unidades de saúde e de assistência social da região Noroeste do estado, por meio da venda para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Um grupo de mulheres do assentamento Terra Prometida, em Tumiritinga, participa da feira com a venda de doces. Ao visitar o estande da Cooperdoce, o público pode experimentar e comprar pé-de-moleque e cocadas de coco e maracujá.
Segundo conta Elizângela de Almeida, elas sempre fazem parte das edições da Agriminas e esperam comercializar toda a produção, que garante renda e promove autonomia e dignidade às doceiras.
Agriminas
A Agriminas é o maior evento do setor no estado e é organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg). Promove negócios, renda, emprego e visibilidade para os produtores, além de possibilitar aos visitantes conhecer o campo sem sair da cidade.
O Incra participa da Agriminas orientando os visitantes sobre as atribuições e as ações executadas no meio rural. O atendimento é prestado no estande institucional, que funciona em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ceasa e Conab.
Quer saber mais sobre a Agriminas? Visite a feira ou acesse https://www.fetaemg.org.br/agriminas/ .
Por: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte