Social e Políticas Públicas

INSS: Balanço positivo na primeira semana de ligações da Central 135

De 55.551 ligações efetuadas, 14.055 foram aceitas e, desse total, 5.883 pessoas foram encaminhadas ao Atestmed

29/09/2023 16:12
INSS: Balanço positivo na primeira semana de ligações da Central 135
Foto: Divulgação/INSS


Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estão à espera da análise de requerimentos para benefício por incapacidade temporária desde a última  segunda-feira (24/09 estão recebendo ligação do número (11) 2135 0135 para trocar a perícia pela análise documental. O balanço é positivo: de 55.551 contatos efetuados nos três primeiros dias, 14.055 atenderam a ligação. Desse total, 5.883 pessoas foram encaminhadas para o Atestmed.

Das 627 mil pessoas que aguardam por perícia médica, 480 mil são elegíveis ao Atestmed. E é sobre esse quantitativo que 300 operadores da Central 135 estão trabalhando. Diariamente, cada atendente liga para 60 pessoas. Ou seja, 18 mil pessoas por dia são chamadas a apresentar o Atestmed por meio do aplicativo ou site Meu INSS.

As ligações são realizadas de segunda-feira a sábado das 9h às 17h. Já a Central 135 funciona das 7h às 22h (horário de Brasília).

"Os números da primeira semana mostram uma mudança de comportamento do nosso segurado: ele está mais receptivo. Nossa expectativa é de que esses números cresçam nos próximos dias", comemora o presidente do instituto, Alessandro Stefanutto.

Não caia em golpe: o INSS não pede foto

Caso o segurado receba a ligação do número (11) 2135 0135 e mesmo assim fique na dúvida se é o INSS. Basta desligar e ligar imediatamente para a Central 135. Esse número com prefixo de São paulo somente efetua chamadas. Ele não recebe ligações e nem mensagem de WhatsApp. O número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041 . Portanto, se receber uma mensagem no celular com esse número é o INSS entrando em contato.

Nunca é demais dizer: o INSS não entra em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta corrente ou senha bancária.

O instituto somente entra em contato para antecipar atendimento, remarcar consulta, dar informação sobre requerimento, entre outros serviços. E, mesmo assim, é o INSS que informa os dados. Se receber ligação solicitando suas informações ou foto de documento.

O que deve constar no atestado médico ou odontológico

  • A documentação médica ou odontológica apresentada pelo segurado na hora do requerimento deve ser legível e sem rasuras, contendo, obrigatoriamente, as seguintes informações:
  • Nome completo do segurado;
  • Data de emissão do documento (não podendo ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento);
  • Diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
  • Assinatura e identificação do profissional emitente, com nome e registro no conselho de classe, ou carimbo;
  • Data do início do afastamento ou repouso;
  • Prazo necessário estimado para o repouso.

Por: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Link: https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/balanco-positivo-na-primeira-semana-de-ligacoes-da-central-135
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