Mais de 4,020 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil entre janeiro e agosto de 2023. O número registrado em apenas oito meses representa 111% do total de 2022, o que reafirma a tendência de recuperação do setor. Os dados foram atualizados e divulgados nesta quinta-feira (14) durante o lançamento do “Portal de Dados do Turismo” , criado pela Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur para dar mais transparência e agilidade na divulgação dos números do turismo internacional no Brasil.
“São números positivos turismo internacional no Brasil que estão no nosso Painel de Dados da Embratur. Cada gestor do turismo agora tem a possibilidade de diagnóstico e de planejamento com base nessas informações, trazendo maior eficácia ao setor. Quando a gente qualifica a informação, a gente auxilia os secretários municipais, as prefeituras, os governos e todo o trade turístico”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Somente em agosto de 2023, 365 mil turistas internacionais desembarcaram no Brasil – número 39% maior do que agosto do ano passado. Argentinos (1,4 milhão), estadunidenses (436,5 mil) e paraguaios (289,7 mil) são as três principais nacionalidades que visitaram o nosso país de janeiro a agosto deste ano.
Em relação aos portões de entrada, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro lideram o ranking de recebimento de visitantes do exterior entre os estados brasileiros em 2023. Até agosto, a principal via de acesso utilizada por estrangeiros foi a aérea (2,4 milhões), seguida da via terrestre (1,4 milhão) e da via marítima (87,4 mil).
A fonte dos dados é a Polícia Federal, com tratamento do Ministério do Turismo e divulgação da Embratur. Acesse o portal em dados.embratur.com.br.
Inteligência de dados
A partir de agora, três painéis estão disponíveis para consulta, através do site dados.embratur.com.br . O primeiro monitora a chegada de turistas estrangeiros no Brasil, com dados da Polícia Federal. Entre as principais funcionalidades e pesquisas que podem ser feitas, estão:
– Número total de turistas que ingressaram no Brasil de 2018 até 2013 e por UF;
– Origem dos visitantes (por país, continente ou via de acesso);
– Ranking dos principais países emissores de turistas estrangeiros para o Brasil;
– Ranking das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no Brasil;
– Acesso aos comparativos históricos mensais e anuais e por UF.
A divulgação desses dados é só o começo da estratégia da Embratur de dar transparência às informações do turismo internacional. A Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Agência planeja lançar, nos próximos meses, outras ferramentas que trarão detalhes sobre perfis de consumo e de viagem por via aérea de turistas estrangeiros ao Brasil, como, por exemplo, a antecedência na compra de passagem, a motivação da viagem e o meio de compra dos bilhetes, a permanência e duração da viagem de estrangeiros no Brasil, e as conexões utilizadas por turistas internacionais antes de chegar ao destino final.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)