Caixa lança nova estratégia de microcrédito produtivo em parceria com entidades operadoras
Na ocasião, o banco assinou acordo de cooperação técnica com a ABCRED para fomento ao empreendedorismo por meio do crédito responsável
Nesta quarta-feira (13/09), a Caixa Econômica Federal apresentou uma nova estratégia de Microcrédito Produtivo Orientado. O banco vai atuar junto à Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED) e demais entidades operadoras de microcrédito no repasse de recursos dessa modalidade de crédito.
Participaram do evento o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano, a presidenta da ABCRED, Isabel Baggio, e demais autoridades e empreendedores convidados.
Para Maria Rita Serrano, o reposicionamento do banco em sua forma de atuação junto às entidades permite a contratação do crédito de forma assistida e sustentável, desburocratizando a concessão dos recursos. “A atuação da Caixa nas Microfinanças é essencial para que os empreendedores tenham acesso ao crédito facilitado e sustentável em todo o país. A iniciativa reforça o nosso posicionamento como um banco de fomento e executor das políticas públicas, de indução ao crescimento econômico e desenvolvimento do país”, disse.
Geraldo Alckmin ressaltou os juros, que chegam a 0,69% por mês para alguns programas. “Vai estimular o pequeno empreendedor a crescer, gerar renda e postos de trabalho”. O ministro voltou a afirmar que há três coisas fundamentais na economia: juros, câmbio e imposto. Para Alckmin, o câmbio vai bem, o imposto será melhorado com a reforma tributária e o programa lançado hoje fará toda a diferença para o setor. “É fundamental a gente ter uma agenda de competitividade. Só o Brasil para com uma taxa Selic de 13,25%, conseguir passar de 3% o crescimento do PIB”, disse.
Isabel Baggio classificou o dia de hoje como histórico. Afirmou que Associação quer ser agente da solução e agradeceu o apoio da Caixa no lançamento do programa. “Hoje temos a oportunidade de olhar melhor para as pessoas que realmente são a base da nossa população. E essas pessoas, são pessoas trabalhadoras, são pessoas que precisam ter oportunidade adequadas, para que melhorem seus negócios e a qualidade de vida de suas famílias”, afirmou.
A atualização do modelo busca ampliar a eficiência e oferta do produto de forma sustentável, com acompanhamento e orientação para um maior número de pessoas, colaborando com o impulsionamento e a geração de renda no país. Para isso, a principal ação adotada pelo banco foi a reabertura da linha Microcrédito CAIXA Repasse, com o objetivo de conceder crédito às entidades autorizadas a operar ou participar do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO). Para a linha, a CAIXA dispõe de R$ 300 milhões em recursos, prevendo beneficiar, neste ano, mais de 160 mil empreendedores.
Ainda durante o evento, a Caixa e a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para fomento ao empreendedorismo, por meio do crédito responsável. O objetivo do acordo é promover a cidadania, o desenvolvimento social, econômico e territorial, bem como impulsionar a produtividade e o acesso ao crédito sustentável, através do Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).
O acordo permite que o banco opere ao lado das entidades que ofertam o microcrédito produto orientado (MPO), sendo a fonte dos recursos a própria Caixa. Assim, os produtos e serviços do banco são disponibilizados não só às Instituições de Microfinanças (IMF) associadas, mas ainda aos tomadores finais do microcrédito, promovendo a bancarização desses empreendedores.
As entidades podem contratar os recursos da linha Microcrédito Caixa Repasse com prazo de financiamento de 48 meses, em parcelas fixas, além de taxas customizadas a partir de 0,69% a.m.
O produto é exclusivo para Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças e está disponível para contratação nas agências da Caixa com os seguintes parâmetros:
- Valor mínimo de R$ 100 mil;
- Valor máximo, conforme limite disponível na avaliação de risco de crédito;
- Prazo de 48 meses (já incluída a carência de até 6 meses);
- Garantia (100%): cessão de direitos creditórios representados por recebíveis de contratos de concessão de Microcrédito Produtivo Orientado realizados pela proponente junto aos tomadores finais, tramitados em cobrança bancária;
- Taxa de juros a partir de 0,69% a.m., customizada conforme perfil da operação;
- TAC: 1% sobre o valor do contrato.
O Microcrédito Caixa Repasse só pode ser contratado pelas entidades operadoras. Mais informações podem ser consultadas nas agências da Caixa.
Os empreendedores que desejam contratar o microcrédito podem buscar uma das associadas da ABCRED, consultando o site da instituição , ou as demais entidades operadoras do programa.
Fonte: Caixa Econômica Federal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte