Caravana do Governo vai ao RJ apoiar implantação de políticas públicas
Segunda edição da Caravana Federativa inclui lançamento do Novo PAC – Seleção no estado, voltado para os municípios
O Rio de Janeiro (RJ) sedia, nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29 de setembro, a segunda edição da Caravana Federativa. O lançamento da ação, realizado nesta manhã (28/09), contou com a presença de 37 ministros e ministras, além do secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI-PR), André Ceciliano, coordenador da iniciativa. Também participaram o governador se, Cláudio Castro, e o prefeito Eduardo Paes.
Durante esta edição da Caravana, o Governo Federal lança o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Seleção, voltado para os municípios. A novidade contará com recursos adicionais de R$ 136 bilhões e com um sistema próprio para as prefeituras cadastrarem suas demandas, que serão analisadas pela equipe técnica dos ministérios. Os pedidos considerados mais relevantes e tecnicamente mais viáveis de serem executados serão selecionados para receber o aporte do Governo Federal.
O apoio do Governo Federal se dará em ações voltadas às áreas de Cidades – com urbanização e melhorias de saneamento em áreas vulneráveis; Saúde – com a construção de policlínicas e de Unidades Básicas de Saúde (UBSs); Educação – com a construção de creches; Esporte e Cultura – para garantir que a população tenha acesso a espaços para atividade física e lazer.
Caravana Federativa
Lançada nos dias 24 e 25 de agosto, em Salvador (BA), a Caravana Federativa visa aprimorar o diálogo entre governos para diagnosticar problemas nos municípios e nos estados, elencar soluções e prioridades e identificar formas para que o Governo Federal possa auxiliar na implementação dos programas sociais.
Coordenador do projeto, André Ceciliano explicou que a ação “é o Governo Federal atuando na unidade da federação atendendo a prefeitos, prefeitas e demais gestores locais, com a presença dos ministérios e dos bancos públicos”. “Não tem jeito de dar errado, você resolve o problema", concluiu, em entrevista concedida ao jornal Brasil em Dia, do Canal Gov.
Outro objetivo é acompanhar a adesão das prefeituras aos programas sociais do governo, como Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família, Mais Médicos, Escola em Tempo Integral, entre outros.
A Caravana Federativa passará por todas as unidades federativas do País. O próximo destino será o Rio Grande do Sul, nos dias 19 e 20 de outubro.
Leia também: Caravana Federativa é tema de entrevista da Voz do Brasil desta terça-feira (26/09)
Por: Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte