CGU aplica penalidade disciplinar a ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde
Roberto Ferreira Dias foi apenado com destituição do cargo por falhas nos controles internos de respiradores doados a estados e municípios na pandemia
A Controladoria-Geral da União (CGU) aplicou a sanção de destituição de cargo em comissão ao ex-diretor do Departamento de Logística em Saúde da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde (DLOG), Roberto Ferreira Dias. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (15/09).
A penalidade decorreu de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado com base na Lei nº 8.112/1990, que garantiu o direito à ampla defesa e ao contraditório. O objetivo foi apurar falhas na estratégia logística que garantisse o envio e correto recebimento de respiradores adquiridos pelo Ministério da Saúde para os entes federados durante a pandemia de Covid-19.
No processo foram comprovadas inconsistências nos controles internos administrativos sobre os equipamentos doados e entregues a estados e municípios, decorrentes da omissão do ex-diretor do Departamento de Logística no sentido de corrigir as irregularidades, mesmo após sucessivos alertas da auditoria da CGU.
Por: Controladoria-Geral da União (CGU)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte