Defesa Civil

Cheias no RS: Serviço Geológico do Brasil já emitiu mais de 40 boletins de alerta para municípios

Durante 2ª Reunião Extraordinária da Sala de Crise da Região Sul, nesta quarta-feira (13), foram apresentados os resultados da Operação Pós-Desastre e informações dos Sistemas de Alerta Hidrológico

13/09/2023 00:00
Cheias no RS: Serviço Geológico do Brasil já emitiu mais de 40 boletins de alerta para municípios
Foto: Divulgação

 

Desde o dia 4 de setembro, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) já emitiu mais de 40 boletins de alerta hidrológico para municípios gaúchos da região das bacias dos rios Caí, Taquari e Uruguai. As informações dos Sistemas de Alerta Hidrológico (SAH) foram apresentadas nesta quarta-feira (13/09), durante a 2ª Reunião Extraordinária da Sala de Crise da Região Sul, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Os detalhes sobre ações do SGB podem ser consultados aqui .

Na reunião, a engenheira hidróloga do SGB Andrea Germano explicou que os boletins informam sobre as cotas que os rios devem atingir nos municípios, de modo a permitir que defesas civis e órgãos municipais adotem medidas para prevenir ou reduzir o impacto das cheias. "Gradualmente, enviamos os alertas da subida dos níveis para os municípios. Informamos, por exemplo, que em determinado local vai chegar a cota X metros. Então, a defesa civil tem informações técnicas para retirar as pessoas que estão nessa localidade", explicou.

O SGB intensificou a atuação no Rio Grande do Sul após os rios superarem a "Cota de Alerta" nos municípios monitorados pelos Sistemas de Alerta Hidrológico das bacias dos rios Caí (SAH Caí), Taquari (SAH Taquari) e Uruguai (SAH Uruguai). A situação foi provocada pelo grande volume de chuvas. Diante do cenário, foi disparada a Operação de Alerta, em que são emitidos boletins periódicos com informações de monitoramento e previsão de níveis dos rios, além de dados de chuvas observadas no período de 24 horas.

Monitoramento hidrológico

SAH Uruguai - Foram emitidos, de terça-feira (05/09) até a manhã de quarta-feira (13/09), mais de 20 boletins, contemplando os municípios gaúchos atendidos pelo SAH Uruguai: Alegrete, Itaqui, Manoel Viana, São Borja, Rosário do Sul e Uruguaiana. Os boletins apresentam previsões que variam de 4 horas a 17 horas de antecedência.

Atualmente, o rio está na "Cota de Inundação", na maioria dos municípios da bacia. As previsões têm auxiliado as defesas civis dos municípios, conforme explicou a pesquisadora do SGB Andrea Germano, mencionando o caso de Alegrete. "Todas as pessoas estão sendo retiradas gradualmente, em função desses alertas de prognóstico emitido pelo SGB", destacou.

SAH Taquari - O SGB emitiu sete boletins para os municípios atendidos pelo SAH Taquari, entre segunda (04/09) e terça-feira (05/09), quando os equipamentos automáticos foram destruídos devido às enchentes. Na tarde de sexta-feira (08/09),a equipe de campo da Superintendência Regional de Porto Alegre (SUREG/PA), conseguiu recuperar a transmissão em Muçum, e atualmente a cota está na sua normalidade.

Em Estrela e Lajeado são monitorados os níveis do Rio Taquari com base em dados do observador, que envia as informações para os engenheiros do SGB, via whatsapp, a partir da leitura realizada nas réguas convencionais. Também foram levantadas topograficamente as marcas de inundação para os municípios de Muçum e Estrela/Lajeado. Essa atuação permitiu gerar subsídios para que as defesas civis agissem.

A estação de Encantado tem uma reinstalação programada para a próxima semana, entre os dias 18 e 22 de setembro. Já no município de Estrela, o SGB está em tratativas com a CCR Viasul para instalação de equipamentos na ponte da RS-386, o que deve ocorrer entre os dias 25 e 29 de setembro.

Assim que os níveis voltarem a atingir as "Cotas de Alerta" nas cidades atendidas pelo SAH Taquari voltarão a ser realizadas previsões com antecedência de 4 a 6 horas para os municípios Muçum, Encantado, Estrela e Lajeado.

SAH Caí - Para os municípios atendidos pelo SAH Caí, São Sebastião do Caí e Montenegro, o SGB emitiu 20 boletins. As informações foram divulgadas entre os dias 4 e 11 de setembro. Andrea explica que a estação de Passo Montenegro indicou que o rio estava em recessão, no entanto, é possível que a situação mude devido às chuvas que ocorreram na madrugada de quarta-feira. "Pode ser que venha a entrar na 'Cota de Alerta' a qualquer momento e, então, começaremos a emitir novamente os boletins do SAH Caí".

Por: Serviço Geológico do Brasil (SGB)

Link: http://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/Cheias-no-RS%3A-Servico-Geologico-do-Brasil-ja-emitiu-mais-de-40-boletins-de-alerta-para-municipios-8257.html
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte