Relações exteriores

Combate ao racismo é pauta do programa Brasil no Mundo deste sábado (09/09)

Apresentador Marcos Uchôa entrevistou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, sobre o tema

08/09/2023 14:52
Combate ao racismo é pauta do programa Brasil no Mundo deste sábado (09/09)
Foto: Divulgação/EBC

 

O Brasil no Mundo deste sábado (09/09) vai abordar uma das questões mais graves da humanidade: o racismo. Para tratar do tema, o jornalista Marcos Uchôa conversou com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, que falaram sobre a importância de políticas públicas para o enfrentamento ao racismo.

O ministro Silvio Almeida, que também é autor de um livro sobre racismo estrutural registrou os desafios do governo e da sociedade na busca por mais igualdade e oportunidades.

“O que a gente quer, é fazer um discurso de direitos humanos que vá além de pedir para as pessoas não serem racistas. Nós queremos alcançar algo maior, que alcance a a dimensão da economia, política, oportunidades, escola e empregos”, detalha.

A ministra Anielle afirmou que quando assumiu o Ministério a maior dificuldade foi equilibrar a quantidade de casos de racismos por dia e as emergências que a precisava agir. "Falar em desigualdade, racismo, acesso de pessoas negras à saúde, educação é muito importante. Nós somos 57% da população e não estamos ainda com vida digna, onde deveríamos estar", disse.

Gravado no Brasil, Angola e África do Sul, o programa resgata a história e mostra os impactos da escravidão que ainda perduram nos dias de hoje.

“Achar que a cor da pele pode definir o caráter de uma pessoa, valorizar ou desvalorizar alguém, não deveria ter cabimento no mundo civilizado”, destaca Marcos Uchôa.

O Brasil no Mundo com vai ao ar no sábado, às 20h30, no Canal Gov. Não perca!

Saiba como sintonizar o Canal Gov aqui.
Você também pode acompanhar o Brasil no Mundo pelo Youtube.

Por: Agência Gov


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte