Das 13 antenas transportáveis para conexão banda larga via satélite (T3SAT) enviadas pelo Ministério das Comunicações (MCom) e pela Telebras para apoio à comunicação da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, quatro já estão em funcionamento em alguns dos municípios mais afetados pelas fortes chuvas da última semana: Encantado, Roca Sales, Muçum e Santa Teresa. Até o fim de semana, as demais antenas estarão instaladas em outros municípios do Estado. Cada antena oferece acesso à internet na velocidade de 40 Mbps de download e 4 Mbps de upload.
“O Ministério das Comunicações e a Telebras estão trabalhando para que todos os municípios tenham a sua conexão restabelecida. Além deles, há dez ministérios levantando as demais medidas que serão necessárias. Também estamos recebendo do Governo do Rio Grande do Sul as maiores necessidades. No domingo, serão divulgadas mais medidas”, anunciou o Presidente da República em Exercício, Geraldo Alckmin.
TELEFONIA MÓVEL – O sinal de telefonia móvel já foi totalmente recuperado em 19 dos 39 municípios impactados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Nova Bréscia, localizada a cerca de 180km da capital Porto Alegre, é o único município que ainda se encontra totalmente desconectado. A prioridade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é restabelecer os serviços nesse local.
Há ainda outras 19 cidades onde o impacto foi parcial e algumas antenas ainda não estão funcionando. De acordo com a Anatel, o roaming entre prestadoras está ativo (ou seja, as antenas que estão no ar atendem não só os clientes da prestadora correspondente, mas também os clientes de outras empresas). Além disso, os desastres naturais não afetaram serviços de utilidade pública providos pela telefonia fixa (Samu, Bombeiros, Polícia, etc).
“O MCom e suas entidades vinculadas estão, assim como todo o Governo Federal, trabalhando sem descanso para atender todas as pessoas atingidas pela devastação causada pelas chuvas. O ministério já montou um comitê de crise e estamos acompanhando cada passo desse esforço para restaurar o acesso à internet e à telefonia nos locais afetados”, informa o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
LOGÍSTICA E DOAÇÕES – As agências dos Correios no Rio Grande do Sul serão mobilizadas para dar apoio às ações humanitárias. A empresa doará objetos como vestuário infantil, utensílios de casa e material escolar e de escritório para as famílias atingidas.
Os itens são provenientes de entregas dos Correios que não foram atendidas, mesmo após diversas tentativas de entrega, e não foram reclamados pelos destinatários nem pelos remetentes. A doação está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor.
Por: Ministério das Comunicações (MCom)