Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa realiza 1ª reunião
Durante evento, foi elaborado o Regimento Interno, documento fundamental para as atividades dos conselheiros, que foram empossados em agosto
O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) realizou, na última sexta-feira (22), a 1ª reunião extraordinária. O objetivo foi analisar a minuta do Regimento Interno do colegiado. O documento é indispensável para as atividades do grupo, composto por 36 integrantes.
A reunião foi coordenada pelo presidente do Conselho, Raphael Castelo Branco, acompanhado pela vice-presidente, Inês Rioto, e pelo coordenador-geral substituto da Secretaria-Executiva, Hiury Cassimiro.
A elaboração do Regimento Interno é o segundo passo para o funcionamento do CNDPI. O primeiro foi a posse dos conselheiros e conselheiras, realizada no último dia 22 de agosto. Após a conclusão do documento, o grupo poderá dar início às atividades.
O Conselho
O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa é um órgão superior de natureza e deliberação colegiada, permanente, paritário e deliberativo, integrante da estrutura regimental do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Cabe ao CNDPI elaborar as diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional da Pessoa Idosa.
Como novidade, nesta gestão, o número de conselheiros foi ampliado de 28 para 36 membros, sendo 18 representantes do governo federal e 18 da sociedade civil. Pela primeira vez na história, o CNDPI conta com organizações que representam mulheres, pessoas LGBTQIA+, povos indígenas e população negra.
Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte