Com o objetivo de promover ações integradas na prevenção e repressão de ilícitos no fluxo postal, os Correios e o Governo do Estado do Piauí assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Esta é a primeira vez que a estatal celebra um acordo dessa natureza com um ente estadual, nos moldes do que já ocorre com Polícia Federal. A iniciativa é a primeira de uma série de parcerias a serem firmadas entre os Correios e os estados com o objetivo de promover a troca de informações entre as áreas de inteligências.
O acordo foi assinado na sede da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI), em Teresina/PI, com a presença do superintendente estadual dos Correios, Rêmulo Guimarães; do superintendente Executivo dos Correios, Érico Jovino Sales; e do subsecretário de Segurança Pública do Piauí, delegado Jetan Pinheiro Barbosa. Junto com o Acordo, também foi assinado um plano de trabalho que prevê a repressão de ilícitos contra os serviços postais, o planejamento e o desenvolvimento de ações institucionais e a cooperação nas áreas de recursos humanos, inteligência, tecnologia da informação, entre outras.
“Uma máxima da gestão do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, é cuidar das pessoas, dos nossos empregados. Esse acordo de cooperação visa a aproximação entre os Correios e a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, no dia a dia das nossas atividades. Atuamos junto à Polícia Federal, mas quem está mais próximo do nosso pessoal é a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Esperamos, com essa atividade de troca de informações, contribuir com a segurança e mais celeridade nas investigações dentro de cada Estado”, destacou o superintendente Executivo dos Correios, Érico Jovino Sales.
O superintendente estadual Rêmulo Guimarães ressaltou o ineditismo da iniciativa, elogiando a prontidão da SSP-PI em firmar a parceria, colocando, inclusive, a Polícia Militar de prontidão nas imediações de centros de distribuição (CDDs) da empresa. “Para nós, que fazemos os Correios, esse evento é de suma importância pelo pioneirismo em todo o Brasil nesse tipo de parceria com a Secretaria de Segurança Pública. Uma satisfação que só é possível pelo apoio total de quem faz a segurança pública no Estado do Piauí”, afirmou.
Sobre os resultados práticos da parceria, o subsecretário, que é também superintendente de gestão da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, delegado Jetan Pinheiro Barbosa afirmou que ganham os Correios e a sociedade. “Vamos nos assenhorar dessas informações e ter um olhar especializado para os carteiros, os CDDs e os veículos que transportam as encomendas. Por outro lado, os Correios têm informações privilegiadas sobre quem envia droga, dinheiro falso, anabolizante, de onde está saindo e onde é que está chegando. Tudo isso, que já é acompanhado pela Polícia Federal, vai entrar no nosso radar e a nossa inteligência vai mapear para podermos prevenir e reprimir com mais eficiência”, afirmou.
Por: Correios