Dia Mundial sem Carro promove reflexão acerca da mobilidade urbana consciente
Celebrado em todo o mundo, o 22 de setembro busca uma conscientização sobre o uso responsável dos carros e motocicletas, incentivando o uso de outros meios de transporte
O Dia Mundial sem Carro é uma data internacional celebrada em 22 de setembro, em cidades do mundo todo, que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo dos veículos automotores e incentivar outras possibilidades de mobilidade mais sustentáveis. Também buscar promover uma conscientização nas pessoas que dirigem todos os dias para que revejam a dependência criada em relação ao carro ou à moto.
A data promove uma ação global visando incentivar cidadãos de todo o mundo a vivenciar a experiência de um dia sem se deslocar de automóveis ou motocicletas. Diversas ações são colocadas em prática nessa data a fim de oferecer alternativas e esclarecimentos sobre a utilização nociva dos veículos automotores individuais. A ideia é impulsionar que as pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade.
Um dos motes da reflexão é sobre a poluição gerada pelos combustíveis utilizados nos veículos automotores. As mudanças climáticas e uma "economia verde" são pautas prioritárias do governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O aumento no consumo de combustíveis gera mais poluentes para a atmosfera, principalmente o gás carbônico (CO2), considerado um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e o agravamento do aquecimento global.
Dia Mundial sem Carro
O primeiro país a comemorar essa data foi a França, em 1997. A partir daí, vários países europeus passaram a celebrá-la, principalmente em razão da atuação de grupos ambientalistas e também de ativistas que lutam também por uma melhor mobilidade urbana. Nos anos 2000, várias nações europeias já haviam difundido essa prática, inclusive com a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, criada pela União Europeia.
No Brasil, a cidade de São Paulo realiza atividades desde 2003. Com pedalada-manifesto em 2004, no ano de 2005 houve até visita à Câmara de Vereadores. Até 2006, essas atividades eram realizadas principalmente por iniciativa de cicloativistas e participantes da Bicicletada, com apoio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
Várias outras cidades brasileiras passaram a celebrar a data, no mínimo com uma Bicicletada. Em 2010, houve atividades na semana toda, em vários estados, fazendo com que ela começasse a ser chamada de Semana da Mobilidade. De lá para cá, a adesão de cidadãos e do poder público só aumentou, bem como o esclarecimento correto sobre o Dia Mundial sem Carro.
Semana Nacional de Trânsito
A Semana Nacional do Trânsito (SNT) é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em todos os meses do ano, mas de forma concentrada neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.
No mesmo período, é comemorada a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro. O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
Com o tema "No trânsito, escolha a vida", a mensagem para as Campanhas Educativas de Trânsito deste ano de 2023 direciona as atividades da SNT para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente. O cuidado com os mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade são as ideias centrais associadas tanto à Semana da Mobilidade quanto à Semana Nacional de Trânsito, direcionando as campanhas educativas durante este período.
Por: Agência Gov, com informações do Ministério dos Transportes
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte