Divulgado resultado de pré-seleção para doutorado nos EUA
Nove candidatos foram aprovados na etapa de entrevistas de edital de bolsas financiadas pela CAPES e pela Comissão Fulbright
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta quinta-feira, 31 de agosto, o resultado da pré-seleção regida pelo Edital nº 4/2023 , do Programa CAPES – Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA . Nove candidatos foram aprovados na etapa de entrevistas e continuam a concorrer às bolsas que serão custeadas pela Fundação e pela Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Comissão Fulbright), parceira norte-americana na iniciativa.
Serão concedidas até dez bolsas, com duração máxima de seis anos, para pesquisadores nas grandes áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciência da Saúde, Ciências Agrárias e Multidisciplinar. A iniciativa busca profissionais de excelente desempenho acadêmico e com projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil.
A seleção é feita pela CAPES e pela Fulbright. Pelo Programa, cada bolsista receberá, anualmente, até US$ 55 mil, durante o primeiro triênio. A partir do quarto ano, a universidade anfitriã assume os custos do doutorando. As atividades devem começar entre agosto e setembro de 2024.
Sobre o Programa
Cooperação com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Comissão Fulbright) que incentiva a formação de líderes para a pesquisa no Brasil e no mundo, o Programa CAPES – Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA tem como objetivo facilitar o acesso de pesquisadores brasileiros às universidades de excelência nos EUA, aumentando o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre cientistas de ambos os países e a visibilidade internacional da produção científica, tecnológica e cultural brasileira.
Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte