Ebserh apresenta painel sobre o prontuário único do cidadão no SUS em fórum sobre tecnologia
Dentre outros aspectos, experiência da estatal com este recurso foi apresentada por seus representantes
Com o tema “Prontuário único do cidadão no SUS: desafios e perspectivas”, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi representada em painel no Fórum RNP 2023, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, nesta quinta-feira (31), painel moderado pela assessora de Planejamento da Diretoria de Tecnologia da Informação, Cláudia Brandão, contou com a participação da chefe de Serviço de Saúde Digital e Inteligência de Dados, Luciana Guimarães.
O painel também teve a participação de Robson Willian Matos, do DATASUS/Ministério da Saúde, e Ricardo Puttini, consultor da RNP. Foram abordados desafios e perspectivas na implantação deste recurso no Sistema Único de Saúde (SUS), com a apresentação da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do SUS e da Rede Ebserh de Dados em Saúde (REHDS), experiência da Ebserh na condução do prontuário unificado, além de interoperabilidade entre sistemas e as perspectivas de integração com as redes de atenção do SUS.
“A interoperabilidade possibilita a criação de um repositório de dados padronizados fazendo conexões entre os diferentes sistemas. Então, quando conseguimos unir as informações por meio de uma plataforma de interoperabilidade, geramos dados processados e unificados em um único repositório, como pedidos e resultados de exames, diagnósticos, alergias e medicamentos que o paciente esteja tomando. Esse é o grande ganho: unir informações em um local único, sem ter esses dados pulverizados em vários sistemas na Rede”, explicou Cláudia Brandão.
AGHU
No mês de julho , a Ebserh disponibilizou, gratuita e progressivamente, o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) – utilizado nos 41 hospitais universitários federais vinculados à rede gerida pela estatal – para as instituições vinculadas ao Ministério da Saúde, ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
O AGHU permite ao profissional de saúde o acesso ao histórico do paciente como exames, laudos e receitas, proporcionando um tratamento mais eficaz, e garantindo um controle de estoque confiável, além de agilizar a liberação de leitos, dentre outros benefícios. Além disso, um aplicativo está disponível aos usuários, podendo eles acessarem exames, receitas e outras facilidades. Trata-se do HU Digital.
“O HU Digital funciona como uma porta de entrada para os dados da REHDS, ao permitir uma consulta rápida e fácil às informações. Possibilita que o paciente visualize seus resultados de exames, agendamento de consultas por teleatendimento, atestados e outros serviços sem precisar se deslocar ao hospital para acessá-los. Tudo isso focado na experiência do usuário, de fácil acesso e navegabilidade, um aplicativo intuitivo”, afirmou Brandão.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por:Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte