Relações exteriores

Esther Dweck destaca protagonismo do Brasil na geopolítica internacional

Ministra esteve em Nova York e Washington DC, nos Estados Unidos, na última semana, representando o governo brasileiro em uma série de eventos e reuniões

29/09/2023 20:05
Esther Dweck destaca protagonismo do Brasil na geopolítica internacional
Foto: Divulgação/MGI

 

Na última semana, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participou de uma série de agendas em Nova York e Washington DC, nos Estados Unidos. Após acompanhar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas agendas com lideranças globais em Nova York, a ministra se dirigiu à capital norte-americana para reuniões e encontros bilaterais que visam ampliar o diálogo, buscar parcerias e fortalecer o protagonismo do Brasil no cenário geopolítico mundial.

“Nosso país está finalmente retomando o protagonismo na geopolítica internacional, reforçando a agenda de enfrentamento aos principais desafios globais, como o combate às desigualdades, a transformação digital justa e a transição ecológica”, afirmou a ministra Esther Dweck, em suas redes sociais.

Acompanharam a ministra nas agendas em Nova York a secretária adjunta de Transformação do Estado, Celina Pereira, e a assessora especial da ministra Miriam Chaves. O secretário-executivo adjunto da pasta, Adauto Modesto Jr; se juntou ao grupo em Washington.

Agenda em Nova York

A agenda internacional teve início no domingo (17/9). A ministra Esther Dweck representou o governo brasileiro no lançamento da "Iniciativa de Alto Impacto do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre Infraestrutura Pública Digital". O encontro fez parte do SGD Digital Summit, promovido pela International Telecommunication Unit (ITU) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o lema ”Dezessete objetivos, Dezessete soluções digitais”, em referência aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Ainda no domingo, a ministra Esther Dweck também esteve presente, ao lado do presidente Lula e outros ministros, do jantar oferecido pela CNI e a Fiesp. O encontro buscou estreitar o diálogo entre o governo e empresários e atrair investidores para o país. A agenda da ministra contou ainda com dois encontros bilaterais com as delegações dos governos do Cazaquistão e da Espanha.

Na segunda-feira (18/9), a agenda da ministra foi voltada majoritariamente para a participação em encontros e reuniões que discutiram a atuação do Brasil na promoção do desenvolvimento sustentável.

Pela manhã, Esther Dweck, esteve presente no evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Bolsa de Valores de Nova York. O encontro reuniu representantes do governo federal brasileiro, do Congresso Nacional, do judiciário, do Tribunal de Contas da União, de empresas  e investidores para discutir possibilidades de negócios voltados à transição energética, descarbonização da economia, infraestrutura e financiamento.

A ministra também teve encontro bilateral com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn. Esther Dweck participou também da conferência com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, sobre temas voltados ao uso e regulação da inteligência artificial para acelerar o desenvolvimento sustentável, mantendo privacidade e segurança de dados.

Ainda fizeram parte da agenda da ministra reuniões com a chefe do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, Mariangela Parra-Lancourt, e com a economista italiana Mariana Mazzucato. Esther Dweck também participou de encontros com representantes dos povos originários e com a diretora da América Latina, Michelle Muschett, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Na terça-feira (19/9), a ministra participou da abertura da 78ª reunião da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual o presidente Lula fez o discurso de abertura. Ainda pela manhã, a ministra teve encontro com o secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos (OIE) e sua equipe.

Na agenda da tarde, a ministra esteve presente na Cúpula de Líderes do Pacto Global da ONU. Esther Dweck também esteve presente nos encontros para diálogos bilaterais entre o presidente Lula com o chefe de Estado da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e com o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store. Além disso, participou de uma recepção oferecida pela representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas.

Já na quarta-feira (20/9), a ministra teve encontro bilateral com a secretária de Digitalização da Holanda. À tarde, ela esteve presente em cerimônia em que os presidentes Lula da Silva e Joe Biden lançaram a “Iniciativa Global Lula-Biden para o Avanço dos Direitos Trabalhistas na Economia do Século XXI".

Juntamente com o ministro Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, a ministra fechou o dia de compromissos com um rico diálogo com a vice-secretária-geral das Nações Unidas, Mohammed Amina. No encontro, dentre outros temas, foram abordados os desafios dos Estados na construção de Administrações Públicas mais inclusivas, verdes e digitais.

À noite, a ministra da Gestão seguiu para Washington DC, onde cumpriu mais uma série de agendas até o fim da semana.

Compromissos em Washington DC

No dia 21/9, a ministra participou de evento promovido pela Open Society Foundations. Na ocasião, foram discutidos os desafios sociais e econômicos em países da América Latina (Colombia, Chile, Brasil) com destaque para a importância do aprofundamento de diálogo na agenda de gestão e inovação em serviços públicos e troca de experiências entre os países.

No mesmo dia, a delegação do MGI esteve presente em um almoço com especialistas em política industrial na Residência Oficial do Brasil em Washington. Em pauta, ampliação do diálogo com empresários e as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.

A agenda do dia terminou com uma apresentação sobre políticas de gestão e inovação em serviços públicos no Brasil a funcionários da Diretoria do Bacon Interamericano de Desenvolvimento (BID), na sede da organização. À noite, a delegação participou de uma recepção oficial do evento da Open Society Foundations.

Na sexta-feira (22/9), a ministra fez parte da mesa redonda sobre políticas de gestão e inovação em serviços públicos no Brasil, promovida pelo Wilson Center’s Brazil Institute. Esther Dweck apresentou os principais programas lançados pelo governo Lula para recolocar o Brasil no trilho do desenvolvimento sustentável e inclusivo. A ministra dividiu a mesa com Bruna Santos, diretora do instituto, e a embaixadora Maria Luiza Viotti, primeira mulher a chefiar a embaixada do Brasil em Washington.

Esther Dweck também realizou visita institucional à Casa Branca, sede do governo norte-americano, na sexta. A ministra foi recebida pela assessora especial do presidente para assuntos de gênero, Rachel Vogelstein.

Entre os temas tratadas possibilidades de cooperação no G20, principalmente nas temáticas de inclusão digital de mulheres e sobre combate à violência de gênero.

A delegação do MGI fechou a agenda de compromissos internacionais com participação em evento da Open Society Foundations, coordenando a sessão fechada com representantes governamentais de Brasil, Chile e Colômbia.

 

Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

 

Link: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2023/esther-dweck-destaca-protagonismo-do-brasil-na-geopolitica-internacional
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte