Exame Nacional de Residência bate recorde de inscritos
Foram quase 70 mil inscrições, número 27,39% maior que o do ano passado
Com o maior número de inscritos desde 2020, o Exame Nacional de Residência (Enare) finalizou o período de inscrições na última terça-feira (19). Foram 68.572 participantes, distribuídos em 36.756 em residência médica e 31.816 uni e multiprofissional. O certame oferta mais de 5 mil vagas em 114 instituições de todo o país para programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional e Uniprofissional) nos hospitais geridos pela Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
As provas serão realizadas no dia 29 de outubro em todas as capitais e cidades-polo. Custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e cidades-polo, possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência são algumas das vantagens para os candidatos que participarão apresenta ainda benefícios para as instituições participantes a exemplo da menor quantidade vagas ociosas, além da eliminação de custos e carga burocrática da realização de exames individuais, o que amplia a qualificação da seleção.
O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu. Para a residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição, e, após a realização da prova, escolhe o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição, e após a realização da prova, opta pelo local onde pretende realizá-la conforme pontuação alcançada.
A primeira janela de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas. Em outro momento, haverá uma nova oportunidade para o preenchimento de vagas ociosas.
Rede Ebserh
Responsável pela realização do Enare e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra uma Rede com 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte