Relações exteriores

Flávio Dino participa de ato em homenagem a brasileiros exilados e perseguidos pela ditadura no Chile

Solenidade fez parte da programação que recorda os 50 anos do golpe no país vizinho

13/09/2023 15:36
Flávio Dino participa de ato em homenagem a brasileiros exilados e perseguidos pela ditadura no Chile

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, participou, nesta terça-feira (12), da solenidade de inauguração de placa em homenagem aos brasileiros exilados no Chile e que foram perseguidos pela ditadura do país andino, que ocorreu entre 1973 e 1990.

A solenidade, promovida pelo Coletivo “Viva Chile!”, faz parte da programação que recorda os 50 anos do golpe contra o então presidente Salvador Allende. O titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para representar o Brasil ao lado do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

Foram homenageados os brasileiros Jane Vanini, Luiz Carlos de Almeida, Nelson de Souza Khol, Nilton da Silva, Túlio Quintiliano Cardoso e Wânio José de Mattos.

“Encontramos um Chile com plena liberdade política, e isso é muito significativo, especialmente para esses brasileiros e brasileiras que aqui estão e viveram outro momento. Este é um momento de consolidação de laços de solidariedade entre Brasil e Chile na defesa de bons propósitos, bons valores, da democracia e dos direitos humanos”, destacou o ministro Flávio Dino.

Na segunda-feira (11), os representantes do Brasil foram recebidos pelo presidente do Chile, Gabriel Boric, e participaram da cerimônia de boas-vindas aos convidados internacionais.

Museu da Memória no Brasil

Na cerimônia desta terça-feira, o ministro Flávio Dino reafirmou, ainda, o projeto de um Museu da Memória no Brasil, a exemplo do chileno, de homenagem às vítimas da ditadura cívico-militar.

“Já temos bons projetos que se dedicam à ideia de que celebrar o passado é, ao mesmo tempo, construir um bom futuro para a nossa pátria. O ministro Sílvio vai liderar e o MJSP dará todo o apoio material e logístico, para que esse espaço seja inaugurado em 2024, para mostrar o desejo de um futuro permanentemente democrático”, concluiu Flávio Dino.

 

Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública 

Link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/ministro-flavio-dino-participa-de-ato-em-homenagem-a-brasileiros-exilados-e-perseguidos-pela-ditadura-no-chile
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte