FNDE promove encontro técnico regional para nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar
Realizado de 12 a 14 de setembro, em Natal/RN, evento debateu melhorias no campo da segurança e educação alimentar e nutricional de estudantes nordestinos
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou nesta semana, de 12 a 14 de setembro, o Encontro Técnico para Nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) – Região Nordeste. Ocorrida em Natal/RN, a edição contou com a parceria do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Cecane/UFRN), além de outros centros colaboradores nordestinos.
Com o objetivo de compartilhar experiências e debater melhorias técnicas, operacionais e políticas no campo da segurança e educação alimentar e nutricional de crianças, jovens e adultos brasileiros, o evento promoveu o intercâmbio profissional entre nutricionistas do Nordeste atuantes no Pnae. Palestras e oficinas apresentaram aos participantes novidades, atualizações e informações técnicas e práticas sobre as ações de alimentação e nutrição no âmbito das escolas públicas da região.
O Pnae visa contribuir para o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes, colaborar para a promoção da alimentação adequada e saudável por meio de ações de educação alimentar e nutricional, além de estimular a oferta e o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, pautados na sustentabilidade, sazonalidade e diversificação agrícola da região, de modo a respeitar as necessidades nutricionais e a cultura alimentar da localidade.
Conforme estipula a legislação do programa, ao menos 30% do valor investido em gêneros alimentícios com recursos federais do Pnae deve ser aplicado na compra direta de agricultores familiares e pequenos produtores rurais, com prioridade para alimentos cultivados em assentamentos da reforma agrária, comunidades quilombolas e povos indígenas tradicionais. Tal medida contribui para a geração de renda e o desenvolvimento local sustentável.
Com orçamento previsto de R$ 5,5 bilhões em 2023, o Pnae beneficia mais de 40 milhões de estudantes, nas mais de 150 mil escolas públicas brasileiras. Cerca de 8 mil nutricionistas responsáveis técnicos trabalham na execução do programa, o que envolve planejamento, coordenação, direção, supervisão e avaliação na área de alimentação e nutrição no ambiente escolar.
Por: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte