Social e Políticas Públicas

Governo faz ensaio do tradicional Desfile de 7 de Setembro

Este ano, a celebração terá início às 9h com a participação de integrantes das Forças Armadas, estudantes e veículos militares

02/09/2023 10:52
Governo faz ensaio do tradicional Desfile de 7 de Setembro
Foto: Divulgação


Como parte dos preparativos para a celebração do Dia da Independência do Brasil, ocorre neste sábado (02/09) um ensaio do tradicional Desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios. Este ano, a celebração tem como slogan “Democracia, soberania e união”.

No ensaio, um militar representa o presidente fazendo o percurso do dia do desfile que inicia com a revista às tropas, embarque no veículo e deslocamento até a tribuna de onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhará a passagem de civis e militares.

O conceito do desfile terá quatro eixos temáticos: "Paz e Soberania", "Ciência e Tecnologia", "Saúde e Vacinação" e "Defesa da Amazônia". A previsão de duração é de aproximadamente duas horas.

A expectativa é que 30 mil pessoas compareçam. A partir das 6h as arquibancadas estarão abertas para acesso do público. Quem for à Esplanada dos Ministérios irá ver atrações como a passagem das tropas da Marinha, Exército e Forças Aéreas, apresentação de escolas, além de viaturas militares terrestres e aéreas. Um dos pontos altos será o tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, que encerra o desfile.

Após o Desfile de 7 de Setembro, o público poderá continuar na Esplanada dos Ministérios e conferir a exposição em homenagem às Forças Armadas. A mostra será montada no gramado central. A abertura oficial ao público ocorrerá logo após o término do desfile.

Apoio e emergência

Haverá pontos de atendimento médico conjunto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros (CBMDF), além de equipes espalhadas pela área do desfile. Serão 17 pontos de hidratação ao longo do evento.

Acesso ao local e segurança

A circulação de veículos na área da Esplanada dos Ministérios estará bloqueada no dia 6 de setembro, na altura da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes. Todos os acessos à Esplanada contarão com revista de segurança.

O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, com bloqueio e policiamento a partir da Avenida José Sarney. O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), serão protegidos com gradis e policiamento.


Exposição e troca da bandeira

Os eventos em celebração ao Dia da Independência já começaram no Distrito Federal. De 1° a 3 de setembro acontece a “Exposição da Independência”, no estacionamento Ana Lídia, dentro do Parque da Cidade. O espaço estará aberto ao público das 9h às 17h, com exposição de equipamentos militares como embarcações, carros de combate, armamentos e aeronaves, nos estandes das Forças Armadas. Além disso, os visitantes poderão assistir a apresentações de bandas militares e interagir nas oficinas de recreação e educativas.

No domingo (03/09), na Praça dos Três Poderes, ocorrerá a tradicional troca da bandeira, às 10h, com desfile da Guarda de Honra e apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais.


Por: Agência Gov, com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).




A reprodução é gratuita desde que citada a fonte