Governo Federal lança programa que permite melhorias na gestão, assistência e infraestrutura dos Hospitais Universitários Federais
Para implementar ações nos HUs, a Ebserh apresentará contratos ao Ministério da Saúde
Criar condições para que os Hospitais Universitários Federais (HUFs) possam prestar assistência com qualidade e efetividade é objetivo do Programa Nacional de Qualificação e Ampliação dos Serviços Prestados por Hospitais Universitários Federais Integrantes do Sistema Único de Saúde (PRHOSUS), instituído na última quinta-feira (30/8) pelo Governo Federal, através do Decreto nº 11.674/2023, cuja vigência começa a partir de 1º de janeiro do próximo ano.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra 41 unidades em todo o país e, no último dia 24, anunciou a construção de mais um HU , desta vez em Rio Branco, o primeiro da estatal no Acre. É a própria Ebserh que apresenta os contratos do PRHOSUS ao Ministério da Saúde.
No âmbito dos hospitais universitários federais, o PRHOSUS tem como um dos componentes o investimento na infraestrutura médico-hospitalar. Outros pontos previstos pelo programa são a ampliação e qualificação da oferta de serviços de atenção de média e alta complexidade no Sistema único de Saúde (SUS); Aprimoramento dos processos de gestão dos serviços médico-hospitalares prestados pelos HUFs e a recuperação e modernização da infraestrutura médico-hospitalar destas unidades.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte