Haddad apresenta Plano de Transformação Ecológica em Nova York
Ministro da Fazenda integra a comitiva liderada pelo Presidente Lula, que participará da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (19/09)
Em Nova York para apresentar o Plano de Transformação Ecológica, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta segunda-feira (18/09), que a equipe econômica já participou de 36 eventos e atendeu mais de 60 fundos de investimento para tratar da atração de recursos para projetos sustentáveis. A equipe também apresenta a investidores a primeira emissão de títulos de dívida externa com critérios sustentáveis, que ocorrerá futuramente.
“A receptividade é a melhor possível, sobretudo porque esse recurso fica carimbado para financiar projetos sustentáveis com taxas de juros mais convidativas do que temos hoje, lembrando que o Brasil já vem reduzindo suas taxas de juros internas”. Segundo ele, “o Brasil tem toda a condição de contribuir para a transformação da economia no sentido da descarbonização”.
Haddad afirmou que o governo brasileiro tem condições de captar um valor alto com a emissão dos chamados títulos verdes pelo diferencial que tem na sustentabilidade ambiental. “O Brasil tem condições de captar muitos recursos no exterior porque ele tem a melhor matriz energética do mundo, uma das mais limpas do mundo, e tem a condição de dobrar a produção de energia limpa num prazo inferior a 10 anos”, disse.
Segundo o ministro da Fazenda, a industrialização do país está em discussão a partir de uma matriz ambientalmente sustentável e o Brasil não vai se restringir a ser apenas exportador de energia limpa. “Entendemos que não precisamos nos resignar à condição de exportadores de energia limpa, que é o que o mundo gostaria que fizéssemos. Entendemos que uma boa parte dessa energia limpa tem que ser consumida no Brasil para manufaturar produtos verdes. Esse é o nosso objetivo último, modernizar a economia brasileira nos valendo das nossas vantagens competitivas”, disse.
Em Nova York, o ministro da Fazenda integra a comitiva liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participará da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (19/09).
A agenda de Haddad no país teve início no domingo (17/9) e vai até a quarta-feira (20/9), com atividades relacionadas ao Plano de Transformação Ecológica do Brasil e ao fortalecimento das relações internacionais do país na busca por soluções para a crise climática.
Ao lado de Lula, o ministro da Fazenda irá participar da reunião com o presidente norte-americano, Joe Biden, agenda que é vista como uma oportunidade para debater os esforços conjuntos no combate às mudanças climáticas e na promoção de políticas de desenvolvimento sustentável.
Por: Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte