Intercâmbio internacional na China abre novas perspectivas para o setor de transportes terrestres
O Workshop PETI apresentou as experiências adquiridas pelos servidores que estiveram no país asiático
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, na manhã desta quinta-feira (28/9), o Workshop Programa de Experiência Técnica Internacional (PETI), pautado em temas de gestão e projetos de infraestrutura. O evento é fruto de viagem feita por uma equipe técnica às cidades de Pequim e Tianjin, na China, em agosto deste ano, e resultou na apresentação do conhecimento adquirido durante o intercâmbio no país asiático aos demais servidores da Agência para promover discussões construtivas sobre panorama social, político e econômico; apresentação da infraestrutura de transportes e rodovias na China; e apresentação do panorama do transporte ferroviário na China.
Há alguns anos, a China vem demonstrando interesse em investir no transporte ferroviário do Brasil, seja pela possibilidade de construção de ferrovias para melhor integração do mercado de commodities entre os dois países, seja pelos acordos comerciais para a compra de material ferroviário a preços mais acessíveis, abrindo o setor para as indústrias chinesas.
Para o diretor-geral, Rafael Vitale, é muito importante buscar as melhores práticas internacionais para aprimorar a gestão e evoluir os projetos de infraestrutura e transportes terrestres. “Por meio dessas viagens, é possível perceber que alguns dos problemas que temos no Brasil também são comuns lá fora. O que difere são as soluções dadas e assim temos a oportunidade de nos adaptarmos à nossa realidade e avançar", disse o diretor.
Durante o Workshop, a equipe técnica que participou do intercâmbio apresentou vários painéis contextualizando o porquê a China se distanciou do Brasil, já que ambos eram considerados economias emergentes na primeira década dos anos 2000. A equipe da ANTT viajou por 15 dias e participou de uma série de reuniões, visitas técnicas e palestras que facilitaram a troca de conhecimentos e experiências.
“A China não é mais considerada um país em ascensão, ela já é uma potência mundial e tem grande relevância nos cenários econômico, político e social”, explicou Henrique Leite, técnico em regulação da ANTT, que fez parte da expedição.
Entre as visitas técnicas no país asiático, estavam, por exemplo, a Cidade Piloto Eco de Sistemas de Automação Inteligente em Tianjin, próxima à capital Pequim. Essa experiência permitiu aprofundar o conhecimento em diversos sistemas de transporte chineses, que atendem a cidades com populações superiores a 22 milhões de habitantes. Na época, a equipe da ANTT testemunhou de perto semelhanças e diferenças entre os sistemas de transportes chinês e brasileiro, aproveitando o momento para ter novas ideias sobre as políticas públicas de cada país.
Além da visita pautada na agenda PETI, o grupo brasileiro participou de um Seminário sobre Infraestrutura de Transportes Sustentáveis, oferecido pela Embaixada da China aos países de língua portuguesa, com representantes da Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Portugal. Atualmente, a China destaca-se como uma referência global proeminente nesse setor.
Confira na íntegra os debates sobre Gestão de Infraestrutura e Projetos na China, no Youtube da ANTT. Todo o conhecimento das experiências internacionais realizadas pelas equipes da Agência fica registrado e pode ser assistido a qualquer momento no canal da ANTT no Youtube .
Por: Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte