Agricultura

Iphan vai ao Centro Histórico de Belém com ação de Educação Patrimonial

Os técnicos do Instituto vão tirar dúvidas da população sobre o cuidado com os bens tombados

25/09/2023 18:12
Iphan vai ao Centro Histórico de Belém com ação de Educação Patrimonial
Foto: Divulgação/Iphan

 

Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vão às ruas do Centro Histórico de Belém (PA) , nesta terça-feira, 26, com ação de E ducação P atrimonial sobre os imóveis tombados na área. Sem caráter de fiscalização, a atividade visa a tirar dúvidas de proprietários de lojas e usuários do Centro Histórico de maneira geral a respeito do tombamento e da preservação dos prédios, que com põem o Patrimônio Cultural na capital paraense.

Na última semana, o Iphan convidou representantes de diversos órgãos para discutir o ordenamento do Centro Histórico de Belém, ocasião que envolveu a Defesa Civil m unicipal de Belém e a estadual do Pará , Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Municipal de Urbanismo ( Seurb ) e Secretaria Municipa l de Economia ( Secon ), além da Guarda Municipal e do Ministério Público do Estado. Dentre as ações estabelecidas, está uma caminhada conjunta pelo Centro, ao lado do Corpo de Bombeiros. Enquanto os bombeiros verificam instalações elétricas e outras normas de prevenção a incêndios, o Iph an orienta sobre a preservação do patrimônio tombado.

“Na cidade de Belém, temos um Centro Histórico tombado que precisa do olhar carinhoso e do cuidado de quem está lá. É por isso que, a partir de amanhã, o Iphan vai às ruas para bater um papo para conscientizar, educar e dizer aos proprietários o que deve ser feito com o bem tombado”, explica a superintendente do Iphan no Pará, Cristina Vasconcelos. “Não é uma fiscalização, é um bate-papo, é uma conversa, é conscientizar. É fazer E ducação P atrimonia l dentro do Centro Histórico com quem mais se interessa, que é que m está lá.”

Os técnicos do Iphan também vão distribuir panfletos, que explicam a natureza do tombamento, criado pelo Decreto-Lei 25/1937, que reconhece a relevância nacional de um bem. Mesmo com o tombamento, os proprietários dos bens seguem sendo os responsáveis pela manutenção, seguranç a a limpeza dos imóveis. O tombamento também não inte r fere nas competências de outras instituições públicas, sejam municipais, estaduais ou de outros órgãos federais.

Centro Histórico de Belém

Tombado em 2012, o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico dos bairros da Cidade Velha e Campina reúne cerca de 2.800 edificações protegidas, dentre as quais estão pal a cetes, palácios e sobrados, cujos andares térreos geralmente comportam lojas comerciais. Nessa área, também estão incluídos imóveis tombados individualmente, como o Complexo do Ver-o-Peso, o Theatro da Paz, o s palácios Antônio Lemos e Lauro Sodré, além das igrejas da Sé, de Santo Alexandre, do Carmo e das Mercês, dentre outras edificações.

Por: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Link: https://www.gov.br/iphan/pt-br/assuntos/noticias/iphan-vai-ao-centro-historico-de-belem-com-acao-de-educacao-patrimonial
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte