Litoral Norte do Ceará: estudo do Serviço Geológico do Brasil destaca o potencial para o geoturismo
Mapa da geodiversidade apresenta informações sobre a área, que engloba os municípios de Acaraú, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz, Itarema e Jijoca de Jericoacoara
O Litoral Norte do Ceará, uma das regiões brasileiras mais procuradas por turistas, devido aos atrativos naturais, tem, além do alto potencial para o geoturismo, áreas com potencial para extração de material para construção civil e agricultura. É o que revela estudo realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), publicado em agosto, e disponível aqui .
A área estudada engloba os municípios de Acaraú, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz, Itarema e Jijoca de Jericoacoara, que tem como uma das principais atrações a Praia de Jericoacoara.
O Mapa da Geodiversidade do Litoral Norte do Ceará apresenta os resultados do mapeamento do meio físico para indicar as adequabilidades/potencialidades e limitações existentes, dividido área em 14 domínios geológico-ambientais, de acordo com as especificidades.
Segundo o coordenador-executivo do projeto e do Departamento de Gestão Territorial (DEGET), Raimundo Almir da Conceição, é fundamental para a gestão estadual e municipal saber quais as potencialidades e limitações de cada porção do seu território: Por exemplo, uma área às margens do rio pode ser importante, do ponto de vista pesqueiro e agrícola, devido à facilidade de obtenção do pescado e pelo solo fértil. No entanto, pode também ser uma área sujeita a inundações periódicas, o que não é recomendado para ocupação urbana.
Gestão territorial e desenvolvimento regional
Com o Mapa da Geodiversidade do Litoral Norte, o SGB amplia o conhecimento geológico-científico sobre a região. Desse modo, auxilia gestores públicos e privados no planejamento e gerenciamento territorial mais adequado. As informações contribuem para otimizar o uso dos recursos naturais, o que impulsiona o desenvolvimento econômico sustentável e beneficia diretamente as comunidades locais.
Por: Ministério de Minas e Energia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte