Lula participa de encerramento dos cursos de formação da Polícia Federal
Foram formados 116 agentes, 89 escrivães e 36 delegados. Todos os 241 profissionais atuarão em territórios da Amazônia Legal
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta terça-feira, dia 5, da cerimônia de encerramento dos cursos de formação profissional da Polícia Federal (PF). A solenidade, realizada na Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília/DF, marcou a conclusão do 61º Curso de Formação Profissional de Agente de Polícia Federal, o 43º Curso de Formação Profissional de Escrivão de Polícia Federal e o 40º Curso de Formação Profissional de Delegado de Polícia Federal.
Na ocasião, o presidente Lula realizou a entrega dos certificados aos primeiros colocados de cada curso de formação. Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, trouxe em seu discurso palavras de felicitações aos formandos.
"Na última pesquisa de opinião pública, entre as instituições de maior credibilidade nacional, em primeiro lugar estava a nossa Polícia Federal, a Polícia Federal dos brasileiros e das brasileiras. As senhoras e senhores são guardiões desse patrimônio imaterial do nosso país", lembrou o ministro aos profissionais formados.
Para Andrei Passos Rodrigues, diretor-geral da PF, "há muito trabalho a ser feito". "Iniciamos o ano de 2023 de forma extremamente desafiadora, mas conseguimos oferecer uma resposta à sociedade e ao sistema de Justiça criminal de muita importância, inclusive, para a estabilidade democrática do país", mencionou.
Passos destacou, entre os resultados da PF alcançados este ano, a redução do desmatamento e dos garimpos ilegais na Amazônia, a apuração de crimes contra o estado democrático de direito e o controle de todas as armas do Brasil.
CURSO DE FORMAÇÃO — Os cursos de Formação Profissional são a etapa final e decisiva do concurso público para ingresso na PF. Na cerimônia, 241 candidatos concluíram a formação: 116 agentes, 89 escrivães e 36 delegados. Todos os policiais serão designados para atuar em delegacias e superintendências da Polícia Federal situadas na Amazônia Legal, seguindo a diretriz do Governo Federal para a instituição.
Os cursos tiveram duração de 12 semanas e as atividades letivas são realizadas na ANP, que conta com ampla infraestrutura. Os alunos vêm de diversos estados do Brasil e são acomodados em alojamentos coletivos, que propiciam uma importante fase da formação: a convivência em grupo, a superação das diferenças e o desenvolvimento da resiliência.
A matriz curricular dos cursos englobou diversas disciplinas teóricas e operacionais, como técnicas de investigação policial, planejamento de ações e operações policiais, crimes ambientais e desvios de recursos públicos.
Por: Planalto
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte