MCom participa de evento com provedores de internet no Ceará
Demandas do setor, como o compartilhamento de postes, foram tratadas no debate promovido por associação com atuação na região Nordeste
As pautas dos provedores de internet do Nordeste foram debatidas em evento do setor, o Conecta Nordeste, nesta segunda-feira (04/09), em Fortaleza (CE). O diretor de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (MCom), Rômulo Barbosa, ouviu as demandas dos empresários e representantes do ramo na ocasião e manifestou que os provedores são essenciais para realizar parcerias a fim de democratizar o acesso à informação e promover inclusão digital.
“Os provedores de internet são os desbravadores da grande ‘infovia’ de comunicações do Brasil e, sem o trabalho de vocês, a conectividade que possuímos nos locais mais afastados não existiria”, declarou o diretor, para quem a atividade do setor precisa ser “respeitada, incentivada e nunca tolhida.”
De acordo com dados da Agência Nacional de Tele Comunicações (Anatel), há pelo menos um provedor em operação – majoritariamente de pequeno e médio portes – em todas as cidades do país que são responsáveis por aproximadamente 52% do mercado de banda larga fixa no Brasil.
Política de Compartilhamento
Uma das principais demandas do setor é a regulamentação do uso compartilhado de postes, para o qual será anunciada política conjunta com o Ministério de Minas e Energia (MME) nos próximos dias.
Rômulo Barbosa lembrou que essa política pública é norteada por três princípios: otimizar o uso de recursos e reduzir custos operacionais; ter gestão isonômica, não discriminatória e transparente; e remuneração orientada aos custos das distribuidoras de energia.
O Conecta Nordeste é promovido pela União dos Provedores do Ceará (Uniproce). Também participaram o deputado federal Danilo Forte (União Brasil); o conselheiro da Anatel, Vicente Aquino; o presidente da Uniproce, Davi Leite.
Por: Ministério das Comunicações (MCom)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte