MCTI e MDA unem esforços em prol da agricultura familiar e agroecologia
Secretário Inácio Arruda recebeu a secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia, Patrícia Lima, para alinhar ações conjuntas e fortalecer parcerias
Fortalecer parcerias e alinhar ações conjuntas entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Essa foi a tônica da reunião entre o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, e a secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Patrícia Lima.
“Temos muitas ações que nos unem, como o biocombustível social, bioinsumos, tecnologias sociais e o desenvolvimento de máquinas voltadas para a agricultura familiar, como tratores de pequeno porte e equipamentos que trazem benefícios de produção específicos para as mulheres ”, comentou a secretária Patrícia, nesta terça-feira (19/09).
Ao longo da reunião, a secretária lembrou do decreto assinado em junho pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que recriou o Programa Mais Alimento, uma das ações do Plano Safra da Agricultura Familiar.
A iniciativa, realizada em conjunto com MDA e com Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), busca ampliar a capacidade produtiva da agricultura familiar por meio do acesso a máquinas e equipamentos. A produção de tecnologias voltadas para a agricultura familiar é considerada fundamental para promover o desenvolvimento sustentável no campo, impulsionar a economia local, aquecer a indústria nacional e garantir a soberania alimentar.
Parcerias
Outro assunto abordado no encontro foi a possibilidade de participação do MDA no CT-Agronegócio, que tem como foco estimular a capacitação científica e tecnológica nas áreas de agronomia, veterinária, biotecnologia, economia e sociologia agrícola e promover a atualização tecnológica da indústria agropecuária, entre outros.
Além disso, ambas as equipes das Pastas trataram de iniciativas conjuntas, como o lançamento de editais, e formas de garantir que as ações cheguem de forma efetiva na ponta, para o agricultor. O MDA também reforçou pedido de parceria com MCTI para trabalhar em conjunto na elaboração do Programa Nacional de Pesquisa e Inovação para Agricultura Familiar e Agroecologia.
O secretário Inácio Arruda defendeu a Ciência como pilar do desenvolvimento, a serviço de soluções para desafios nacionais, como a insegurança alimentar, e reforçou a importância do trabalho conjunto. “Desde o início do ano, dialogamos com agricultores familiares, há um fluxo de conversa permanente. Estamos alinhados”, afirmou.
Foto: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte