Ministério da Educação e Capes abrem 290 mil vagas para cursos EaD
Este é o maior número de vagas já ofertado na história do Programa Universidade Aberta do Brasil, criado em 2006. As propostas devem ser enviadas até 30 de novembro
O Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriram a oferta de 290 mil vagas, tanto de graduação quanto de especialização lato sensu, em cursos de educação a distância. O edital nº 25/2023 , voltado a instituições públicas de ensino superior integrantes do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi publicado no dia 25 de setembro.
Trata-se do maior número de vagas já ofertadas desde a criação do programa, em 2006. As turmas dos cursos selecionados serão implementadas em municípios mantenedores dos Polos EaD UAB entre julho de 2024 e dezembro de 2026.
Os cursos a serem propostos pelas instituições deverão pertencer a três áreas: formação de professores e demais profissionais da educação básica (licenciaturas e especializações); formação de agentes públicos, e desenvolvimento econômico social e regional (bacharelados, tecnológicos e especializações).
As propostas serão recebidas no Sistema Integrado da CAPES (Sicapes) no link inscricao.capes.gov.br .
A adesão aos cursos, a solicitação de cadastro de novos cursos no SisUAB ou de atualização de dados de Polos devem ser feitas entre 21 de setembro e 30 de novembro. A divulgação final será em março e das ofertas serão confirmadas em maio de 2024.
Novidades do edital
O edital inova ao ampliar a parceria entre a Capes e o MEC para formação de professores da educação básica nas temáticas de atuação das secretarias do ministério.
Além da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), que já oferta cursos, serão incluídos temas propostos pela Secretaria de Educação Básica (SEB) para formação de gestores escolares, e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), na temática de educação ambiental.
Sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil
O Sistema UAB permite que instituições públicas de ensino superior levem cursos de qualidade, oferecidos na modalidade de educação a distância, a locais distantes e isolados do País, por meio de parceria governamental nas esferas federal, estadual e municipal. Seu propósito é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação. Por isso, as ofertas de vagas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da educação básica. Atualmente, 70% das vagas vão para a formação inicial e continuada de professores e 30% para cursos na área de administração pública e desenvolvimento econômico, social e regional.
Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com edição da Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte