Ministérios da Educação e da Saúde realizam oficina regional do Mais Médicos
Edição Sudeste da Oficina Regional do Programa Mais Médicos para o Brasil foi realizado pelos ministérios da Educação e Saúde, em Belo Horizonte (MG)
A Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, promoveu, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a Oficina Regional do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) da região Sudeste, em Belo Horizonte (MG). O evento contou com a participação da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde da Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC), representada por seu assessor Igor Segóvia. A diretoria, por meio da Coordenação-Geral de Expansão e Gestão da Educação de Saúde, é responsável pela gestão da supervisão acadêmica do PMMB.
Essa foi a segunda oficina realizada com vistas a potencializar as atividades desenvolvidas nos territórios e promover a qualificação e organização do processo de trabalho no PMMB. Na região Centro-Oeste, a oficina aconteceu nos dias 24 e 25 de agosto. Estão previstas outras três: na região Sul, em Porto Alegre (RS ), nos dias 28 e 29 de setembro; na região Norte, em Manaus (AM), nos dias 3 e 4 de outubro; e na região Nordeste, em Salvador (BA), nos dias 10 e 11 de outubro.
Segundo Igor Segóvia, “o MEC contribui para o sucesso do evento ao fornecer as orientações relacionadas à supervisão acadêmica do PMMB e promover discussões com o público participante, de modo a alcançar uma visão ampliada da atuação das diferentes instâncias envolvidas no programa” , afirmou.
A oficina propõe atividades interativas entre os participantes, com o objetivo de consolidar o diagnóstico da atenção primária à saúde nos estados da região Sudeste, fomentando o aprimoramento das ferramentas de trabalho e o envolvimento das instâncias regionalizadas para a consecução das metas do PMMB. No evento, foram elaboradas propostas de planos de trabalho voltados ao acompanhamento e fortalecimento das Comissões de Coordenação Estaduais (CCE's) do Mais Médicos .
Supervisão acadêmica – Um dos eixos educacionais do PMMB, a supervisão acadêmica é responsável pelo fortalecimento da política de educação permanente mediante a integração ensino-serviço no componente assistencial da formação dos médicos participantes do Projeto. Regulamentada pela Portaria nº 585, de 15 de junho de 2015, consiste em espaços de Educação Permanente (EP), pactuados entre médicos participantes e equipes de atenção primária à saúde, supervisores, tutores acadêmicos e apoiadores institucionais do MEC (Aimec).
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte