MEC terá fórum e comissão para promoção da integridade
Ministério da Educação instituiu Comitê de Gestão da Integridade, no âmbito da pasta, e Fórum de Articulação para Promoção da Integridade, envolvendo também as suas vinculadas
O Ministério da Educação (MEC) instituiu o Fórum de Articulação para Promoção da Integridade ( Fapi ) para estimular a s análises sobre integridade entre os atores do Ministério e suas entidades vinculadas. Foi instituído também o Comitê de Gestão da Integridade (CGI), para estimular a integração e articulação para o fomento de uma cultura íntegra e transparente por meio de propostas, elaborações e execuções de programas preventivos baseados em riscos identificados no âmbito do MEC. A Portaria n° 1.730 , que regulamenta as duas instâncias , foi publicada nesta terça-feira, 12 de setembro, no Diário Oficial da União.
Fapi
O Fórum será composto por secretarias do MEC, fundações, autarquias, institutos e universidades federais. As reuniões do FAPI, unicamente on-line, acontecerão a cada bimestre e serão coordenadas pela Assessoria Especial de Controle Interno (AECI/MEC). Os encontros servirão como um espaço de articulação e intercâmbio.
As pautas a serem discutidas serão direcionadas para a integração e discussão acerca dos temas de integridade, transparência, controle, participação social, acesso à informação e condutas éticas.
Ao criar um espaço para o diálogo sobre boas práticas e experiências, o FAPI também permitirá a estruturação de treinamentos, capacitações e projetos colaborativos nas entidades educacionais. Todas as atas de reunião serão publicadas no portal do MEC, bem como a relação dos integrantes.
CGI
Composto por unidades internas do MEC, de caráter permanente, o Comitê de Gestão da Integridade (CGI), estimulará a integração e articulação para o fomento de uma cultura íntegra e transparente por meio de propostas, elaborações e execuções de programas preventivos baseados em riscos identificados no âmbito do Ministério. O CGI será composto por nove representantes, que serão indicados pelos titulares de cada uma das unidades.
Conforme o documento, participarão: Assessoria Especial de Controle Interno (AECI); Assessoria de Participação Social e Diversidade (APSD); Ouvidoria; Corregedoria; Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SAA); Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC); Comissão de Ética; Gabinete do Ministro (GM); e Secretaria-Executiva (SE).
Por: Ministério da Educação, com informações da Assessoria Especial de Controle Interno (AECI)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte