MEsp firma parceria com Defensoria Pública da União
Proposta foi recebida com entusiasmo pelo ministro, que apresentou algumas iniciativas da pasta que deverão fazer parte do termo de cooperação
O ministro do Esporte, André Fufuca, recebeu nesta quarta-feira (27/9) o defensor público geral federal em exercício, Fernando Mauro Júnior, acompanhado dos defensores públicos federais Igor Roque e Charlene da Silva. Os representantes da Defensoria Pública da União (DPU) propuseram ao ministro firmar uma parceria entre os dois órgãos para desenvolver ações e campanhas que convergem com a missão da DPU e do Ministério do Esporte.
O objetivo da parceria proposta pela DPU visa promover os direitos humanos, garantir a orientação jurídica e defender os direitos dos vulneráveis, para assegurar o respeito à cidadania, ao estado democrático e à dignidade humana. André Fufuca recebeu a iniciativa com bastante entusiasmo, e apresentou à equipe alguns projetos do MEsp já em andamento, que devem ser inseridos no termo de cooperação técnica sugerido por ele, como a construção de areninhas nos quilombos e ingresso social em partidas de futebol, dentre outros.
O acordo a ser firmado entre Ministério do Esporte e DPU traz em suas cláusulas ações de enfrentamento das discriminações recorrentes no cenário esportivo, implementação de práticas antirracistas, campanhas para divulgação em campos de futebol, assistência jurídica a jogadores, campanhas contra o tráfico e aliciamento de pessoas, trabalho escravo, contratação de pessoas em situação de rua para trabalhar em eventos esportivos, entre outras iniciativas. Todas elas deverão ser inseridas no documento, e fazem parte das questões levantadas nos 15 grupos de trabalho criados pela Defensoria Pública da União.
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte