Ministério lança “Conheça o Brasil: Voando” para impulsionar setor de viagens
Iniciativa une esforços federais e privados para que mais brasileiros voem e conheçam o país e prevê a implementação do Stopover
Com o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país, o Ministério do Turismo, em parceira com o Ministério de Portos e Aeroportos, Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear), e as companhias Azul, Gol, Latam e Voepass lançou nesta terça-feira (26/09) o “Conheça o Brasil: Voando”. A iniciativa reunirá esforços do governo federal e da iniciativa privada para desenvolver ações voltadas ao estímulo de viagens no Brasil, à democratização do acesso, à aviação civil e à redução do custo operacional das empresas aéreas.
Para isso, os ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, irão identificar, estimular e articular medidas, junto aos demais órgãos competentes, que possam contribuir para o crescimento do setor. Outra ação, de responsabilidade das duas Pastas, será a proposição e a articulação de medidas que melhorem o ambiente de negócios do setor aéreo, trazendo mais competitividade ao mercado no país.
“Este movimento foi fruto do diálogo com o Congresso, com as companhias aéreas e com o poder público. Com essa campanha, vamos informar e divulgar aos brasileiros a possibilidade de fazer turismo no Brasil a preços acessíveis. Vamos também lançar a nova malha para a alta temporada e, em dezembro, o Stopover deve começar no Brasil”, enfatizou o ministro do Turismo, Celso Sabino durante o lançamento.
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, destacou a importância da parceria com a iniciativa privada, enalteceu o papel do turismo para o desenvolvimento econômico e elogiou a atuação do ministro no avanço de ações para incrementar o setor no país. “Não à toa, o presidente Lula criou o Ministério do Turismo há 20 anos atrás e teve como o seu primeiro ministro o querido amigo Walfrido dos Mares Guia. E não à toa, Sabino, o presidente Lula está tão feliz com você como ministro do Turismo. De vez em quando, ele fala para mim ‘eu achei o meu novo Walfrido’. O presidente Lula tem total convicção do papel do turismo na geração de emprego e na atração de novos investimentos”, afirmou.
Entre as novidades trazidas pela parceria está a implementação do benefício do Stopover no Brasil. A prática consiste na possibilidade de parada em um destino intermediário que seja escala ou conexão de determinados voos internacionais. Outros países já contam com o serviço ofertado por algumas empresas aéreas internacionais, como a TAP Air Portugal, a Air France e a American Airlines que disponibilizam a prática em algumas conexões.
A iniciativa também contará com a realização de uma campanha nacional de promoção de destinos turísticos no país. Pelo menos 10% da frota das companhias aéreas contará com plotagens (adesivos) dos atrativos brasileiros e contendo mensagens para incentivar os viajantes a conhecerem o nosso país. Além disso, no interior das aeronaves será possível ouvir durante as decolagens mensagens de incentivo aos passageiros a viajarem pelo Brasil e informando sobre a importância de adquirir passagens aéreas com antecedência.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, parabenizou o ministro Celso Sabino pela coordenação do projeto. “Você tem um papel fundamental na construção da agenda do Turismo nacional, tendo em vista a importância do Ministério que atua de maneira transversal, dialogando com todos da Esplanada para a gente poder integrar, de fato, as políticas públicas que dialoguem com o crescimento do setor”, disse.
O “Conheça o Brasil: Voando” está só começando. A iniciativa é busca possibilitar que o brasileiros possa conhecer e se conectar com as maravilhas do nosso país e apoiar o setor de turismo brasileiro. O Ministérios do Turismo está empenhado em fortalecer o setor de turismo e criar oportunidades para todos desfrutarem do que o Brasil tem a oferecer: a nossa essência, a nossa diversidade, o nosso país. Para mais informações, acesse: gov.br/turismo.
Por: Ministério do Turismo (MTur)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte