Direitos humanos

MDHC lança programa para avaliar garantia de direitos humanos das pessoas idosas nos territórios

“Envelhecer nos Territórios" será lançado na segunda (04) com o objetivo de institucionalizar a promoção e defesa dos Direitos Humanos e monitorar o progresso na implementação de políticas para a pessoa idosa

02/09/2023 08:18
MDHC lança programa para avaliar garantia de direitos humanos das pessoas idosas nos territórios
Foto: Divulgação/MDHC

 

Uma estratégia de fomento às políticas públicas de garantia dos direitos humanos das pessoas idosas será lançada na próxima segunda-feira (04/09) pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Inédito, o programa “Envelhecer nos Territórios - Promovendo o direito de envelhecer a todas as pessoas” vai avaliar o nível de garantia de diretos das pessoas idosas em todo o país.

Outro destaque do programa será a incentivo à criação de órgãos responsáveis pela gestão das Políticas de Direitos Humanos voltadas à pessoa idosa em estados e municípios. A iniciativa também terá como foco formação de agentes de direitos humanos no território por meio de uma parceria firmada entre o MDHC e os institutos federais de educação.

Os agentes serão inicialmente capacitados e vão consolidar sua formação atuando nos territórios durante o período de um ano, identificando a violação de direitos humanos contra as pessoas idosas. De modo intersetorial, eles também farão reuniões com a gestão municipal e o conselho de direitos em parceria com outros órgãos para minimizar essas violências.

De acordo com o MDHC, a iniciativa protagonista na institucionalização da promoção, proteção e defesa dos direitos humanos da pessoa idosa em todo território nacional, através do incentivo à criação de órgãos responsáveis pela gestão das políticas de direitos humanos voltadas à pessoa idosa.

“A garantia dos Direitos Humanos para a pessoa idosa é crucial para promover sua dignidade, protegê-las contra abusos, garantir sua saúde, bem-estar e inclusão social, proteger seus direitos econômicos e sociais, e assegurar acesso à justiça. Esses direitos são fundamentais para que as pessoas idosas vivam de maneira plena, autônoma e com igualdade de oportunidades”, afirma o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, em relação à iniciativa.

O evento de lançamento, que ocorre no auditório Ana Paula Crosara, no Edifício Parque Cidade Corporate, em Brasília (DF), será aberto à imprensa e transmitido pelo Youtube. Além do secretário, a cerimônia de lançamento terá a presença do ministro Silvio Almeida e será transmitida em tempo real pelo canal no YouTube @mdhcbrasil.

Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)

Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/agosto/ministerio-dos-direitos-humanos-e-da-cidadania-lanca-nesta-segunda-4-programa-para-avaliar-garantia-de-direitos-humanos-das-pessoas-idosas-nos-territorios
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte