Ministério lança plataforma online inédita para disseminar indicadores de raça/cor no Governo Federal
O Hub da Igualdade Racial é uma plataforma que concentra links para sites de pesquisas com recorte racial em áreas como educação, saúde, trabalho, violência e desenvolvimento social
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou, nesta terça-feira (05/09), o Hub da Igualdade Racial, uma plataforma online inédita que reúne bases informativas para consultas sobre dados desagregados por cor ou raça e outras interseccionalidades. As informações estão organizadas dentro de 7 grandes eixos temáticos: educação, saúde, trabalho, violência, desenvolvimento social, demografia e setor público. Também foram divulgados outros instrumentos de avaliação e monitoramento, com o informativo mensal que estreou com a temática quilombola.
O evento contou com a presença da secretária executiva Roberta Eugênio, da secretária do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial Ieda Leal e das diretoras de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação Tatiana Dias e de Articulação Interfederativa Isadora Bispo. Também participaram representantes de diversas áreas dos ministério da Saúde, das Mulheres e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que são órgãos realizadores de pesquisas e fonte da base de dados utilizadas no HUB do MIR.
“Estamos muito felizes com esta entrega, que permite ao Ministério seguir pautando debates e fornecendo dados confiáveis sobre equidade racial para uso do Governo Federal e da população como um todo. Essa é uma das responsabilidades do nosso ministério, trazer insumos para qualificar a construção das políticas públicas”, destacou a secretária Roberta Eugênio.
O Hub será um importante apoio para a organização de dados e qualificação do debate público, subsidiando a formulação de políticas públicas, pesquisas acadêmicas e jornalísticas, e usos diversos pelos movimentos sociais, servidoras e servidores em todos os níveis de gestão e para a população em geral. Cada link disponível leva para sites de importantes instituições de pesquisa e órgãos públicos que fornecem possibilidades de consulta de suas bases de dados a partir da variável selecionada.
“Estamos muito entusiasmadas em poder oferecer esta ferramenta para as cidades do Brasil. Acreditamos que é fundamental na luta antirracista termos essa plataforma que concentrará dados que contribuem para entender melhor a realidade do nosso país”, destaca a secretária Iêda Leal.
Para a Diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação e também coordenadora do projeto, Tatiana Dias, o Hub vem suprir a carência por referências atualizadas sobre dados desagregados por raça e cor, normalmente não disponíveis ou difíceis de encontrar.
“Queremos aproveitar as capacidades e os excelentes trabalhos de segregação de dados feitos por diversos órgãos para apresentar uma perspectiva mais global, transversalizada. Vamos potencializar as pesquisas sobre a realidade do Brasil a partir do dado da raça ou cor”, explica a diretora e coordenadora do projeto, Tatiana Dias.
“É uma inovação muito inteligente e deve ser adotada pelos outros órgãos do Governo Federal”, destacou o Oficial em Geração de Conhecimento para a Promoção do Trabalho Decente da OIT, José Ribeiro.
Diversas reuniões foram agendadas para aprimoramento permanente do HUB, parcerias na organização dos dados e na proposta de apresentar o projeto para outros atores no governo federal.
A plataforma estará disponível no link https://abre.ai/gDWE e será permanentemente atualizada com novos links de acesso e eixos temáticos.
Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte