Ministra Cida Gonçalves participa de debates na ONU nos Estados Unidos
Agenda foca em discussão sobre igualdade salarial e inclui participação na Assembleia Geral a partir desta sexta-feira (15)
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, está em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para participar de uma série de agendas na ONU. Os debates, realizados no âmbito da abertura da 78ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece na próxima terça-feira (19), são voltados principalmente para o tema da igualdade salarial entre mulheres e homens.
Na tarde desta sexta-feira (15), a ministra fará parte da Roda de conversa no Pacto Global da ONU, mediada pela jornalista Maju Coutinho, onde discutirá sobre as políticas do governo brasileiro para o enfrentamento à desigualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens e os dados deste cenário no Brasil.
Durante o Painel sobre Igualdade de Gênero e Igualdade Salarial 2023: Percepções do Sul Global, o Brasil, representado pela ministra das Mulheres, levará a experiência da elaboração e aprovação da Lei nº 14.611, que prevê salário e remuneração igual para trabalho de igual valor, apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 8 de março e sancionada no dia 3 de julho deste ano.
Os debates são organizados pelo Pacto Global, iniciativa da ONU voltada para o setor privado e que busca estimular o comprometimento das empresas com temas como a erradicação da pobreza, trabalho digno, igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável, alinhados com a Agenda 2030, aprovada na Assembleia Geral de 2015 pelos países membros das Nações Unidas.
Além dos eventos no âmbito do Pacto Global, a ministra participa no sábado (16) do lançamento do programa WomenLedCities - iniciativa global que visa trazer mais mulheres para posições de liderança no setor público e privado, e que tem Brasil e Gâmbia como territórios piloto de implementação - e de um encontro com movimentos sociais de brasileiros de Nova York e região.
A partir de domingo (17), Cida Gonçalves passa a integrar a comitiva presidencial, quando acompanhará a abertura da 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU e fará agendas junto com Janja Lula da Silva, como o Encontro de Mulheres Elas Lideram, e fará uma visita ao Consulado Geral do Brasil em Nova Iorque, onde são recebidas mulheres brasileiras em situação de violência.
A agenda em Nova Iorque consiste em mais uma retomada do ministério nas políticas para o fortalecimento dos direitos das mulheres e meninas e enfrentamento a todas as formas de discriminação e violências, em especial a misoginia.
Por: Ministério das Mulheres
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte