Ciências

Ministra destaca investimentos do governo federal na saúde e na ciência

Segundo Luciana Santos, para fortalecer o Complexo da Saúde, são necessários investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação e a produção de tecnologias e serviços

29/09/2023 15:23
Ministra destaca investimentos do governo federal na saúde e na ciência


A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, defendeu, nesta sexta-feira (28/09), que saúde e ciência caminhem juntas para enfrentar os desafios do país e cuidar das pessoas. Durante a inauguração do Departamento de Cirurgia Refrativa da Fundação Altino Ventura, no Recife, a ministra destacou investimentos federais nas áreas.

“Hoje, a saúde é tema prioritário para o Governo Federal. E a saúde anda de mãos dadas com a ciência. Nesta semana, lançamos a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Ao todo, até 2026, estão previstos investimentos de R$ 42 bilhões”, disse.

A ministra lembrou que, em dez anos, o déficit comercial do setor de saúde cresceu 80%, chegando hoje a US$ 20 bilhões por ano. “Então, essa nova estratégia, além de reduzir as vulnerabilidades do SUS, melhorando o acesso à saúde e aos benefícios da ciência para nossa gente, ainda ajuda a desenvolver o Brasil, estimulando a inovação tecnológica, fortalecendo a indústria, gerando emprego de qualidade e garantindo a nossa soberania”, afirmou.

Segundo a ministra Luciana Santos, para fortalecer o Complexo da Saúde, são necessárias políticas que incentivem o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação e a produção de tecnologias e serviços. Ela ressaltou que diversos projetos do MCTI que contribuem para o domínio nacional de uma base produtiva em saúde foram incluídos no Novo PAC, como o laboratório de máxima contenção biológica, o NB4, que permitirá ao país monitorar, isolar e pesquisar os agentes biológicos para desenvolver métodos de diagnóstico, vacinas e tratamentos.

Novo departamento

O novo Departamento de Cirurgia Refrativa da FAV está destinado aos pacientes do Sistema Único de Saúde. De acordo com o presidente da Fundação Altino Ventura, a cirurgia refrativa não é algo novo, mas é inovadora a sua abordagem não como um procedimento estético, mas, sim, funcional.

“Recuperar a visão de alguém é reinserir essa pessoa no mercado de trabalho, fazer com que ela possa desenvolver melhor suas atividades. E isso deve ser de acesso à população do SUS”, disse.

O departamento será pioneiro na oferta desse serviço à população mais vulnerável.

Por: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Link: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2023/09/ministra-destaca-investimentos-do-governo-federal-na-saude-e-na-ciencia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte