Ministro da Agricultura e Pecuária visita Campo da Embrapa e conhece trabalhos com fruticultura tropical no Semiárido
Ministro conheceu a área de plantio de pera, onde foi apresentada a coleção com cerca de 40 cultivares, objeto de estudo para adaptação da cultura às condições climáticas do Semiárido
O Ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, conheceu no último sábado (16/09) alguns dos trabalhos realizados pela Embrapa Semiárido (Petrolina-PE) com fruticultura tropical na região do Vale do São Francisco em visita ao Campo Experimental de Bebedouro.
A Comitiva contou com diversas autoridades, dentre quatro Secretários do Ministério, sendo eles Renata Bueno Miranda (Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Coperativismo), Wilson Vaz de Araújo (Política Agrícola), Carlos Goulart (Defesa Agropecuária) e Robero Serroni Perosa (Comercio de Relaçoes Internacionais), o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coêlho, a Secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Ellen Viegas e o Diretor de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Luis Napoleão Casado Arnauld Neto.
O grupo foi recepcionado pela Chefe-geral da Embrapa Semiárido, Maria Auxiliadora Coêlho de Lima, Chefias adjuntas e supervisores do Centro de Pesquisa, que acompanharam a visita nas áreas experimentais. Também foi realizada a degustação de frutas da região, incluindo as variedades de uva da Embrapa BRS Melodia e BRS Vitória, e materiais adaptados plantados no próprio campo da Embrapa, como a pera, romã e manga.
A visitação foi iniciada junto aos experimentos com tecnologias de agricultura de baixo carbono, com enfase em cultivos intercalares. “Apresentamos a cultura da mangueira e do melão intercaladas com diferentes tipos de coquetel vegetal, com dois tipos de preparo de solo”, explicou o supervisor do Campo Luiz Henrique Bezerra Cabral. Os experimentos visam a melhoria química, física e biológica do solo, o sequestro de carbono e a redução do consumo de água.
Em seguida, o Ministro conheceu a área de plantio de pera, onde foi apresentada a coleção com cerca de 40 cultivares, objeto de estudo para adaptação da cultura às condições climáticas do Semiárido. “Entre as variedades de pera que as pesquisas apontam como mais promissoras para a região, a Triunfo e a Princesinha, chegam a produzir 60 toneladas por ano em 2 safras”.
Para o Ministro, a Embrapa vem exercendo um papel decisivo para o desenvolvimento da região, gerando tecnologias adaptadas ao Semiárido e que são incorporadas pelo setor, o que tem contribuído fortemente para a transformação do Vale do São Francisco no maior polo exportador de frutas do Brasil. “Não existe um local de prosperidade no sertão nordestino que não tenha recebido a tecnologia da Embrapa. É um trabalho fantástico, realizado com muita competência e nós podemos nos orgulhar deste trabalho porque é o homem e a ciência atuando na tropicalização da fruticultura”, destacou Fávaro.
Segundo a Chefe-Geral da Unidade, Maria Auxiliadora Coêlho, a visita representou uma oportunidade para apresentar as diversas frentes de pesquisa que vêm sendo executadas, com ênfase na fruticultura irrigada, motivo da visita do Mapa à região.
“O Ministro pôde observar nossa atuação com algumas dessas culturas, teve uma receptividade muito grande ao nosso trabalho. Conseguimos mostrar algumas das culturas para as quais desenvolvemos tecnologia, principalmente alinhados aos principais programas do Governo, como a agricultura de baixo carbono, que é atualmente uma grande frente do Ministério, assim como as preocupações com o uso eficiente de água, com a adaptação das culturas às mudanças climáticas e o programa de diversificação, que visa trazer alternativas para nossa região, além de fortalecer as culturas já tradicionais”, ressalta Lima.
Campo Experimental de Bebedouro
O Campo Experimental de Bebedouro está localizado no Perímetro Irrigado Bebedouro, a 10 km da sede da Embrapa Semiárido e a 40 km do município de Petrolina (PE). Possui uma área de aproximadamente 97 hectares e tem como principal função servir de base física para o desenvolvimento de pesquisas e geração de tecnologias nas diversas áreas da agricultura irrigada, principalmente na fruticultura, destacando-se as culturas da manga, uva, goiaba e melão. Também são desenvolvidos trabalhos com melhoramento de culturas anuais e perenes. Além destas, estão sendo desenvolvidas pesquisas com a inserção de culturas alternativas para região como maçã, pera, caqui, romã, entre outras.
Agenda no Vale do São Francisco
Além da visita ao Campo Experimental da Embrapa, a agenda do Ministro Carlos Fávero envolveu a participação na apresentação do Polo de Fruticultura do Vale do São Francisco durante o Encontro com Pequenos e Médios Produtores e Criadores da Região do Vale, no município de Casa Nova-BA. A comitiva conheceu ainda o Projeto Pontal, onde visitou fazendas produtoras de frutas e ainda participou da Festa do Produtor do Projeto Maria Tereza e da inauguração do Agrotec, no campus Zona Rural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Por: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte