Ministro da Agricultura e presidente da Embrapa lançam novas tecnologias durante a 46ª Expointer
Entre as inovações apresentadas, estão o morango BRS DC25 (Fênix), a calculadora de acasalamento de bovinos, a seleção de Angus para eficiência alimentar, o Índice Real Carcaça Hereford e Braford e o catálogo de remates
A Embrapa apresentou à sociedade, na quinta-feira (31), durante a 46ª edição da Expointer, cinco novas tecnologias e três novas publicações para a agropecuária brasileira, além de realizar assinatura de parceria com cinco instituições públicas e privadas. A cerimônia de lançamento contou com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.
Entre as inovações apresentadas, estão o morango BRS DC25 (Fênix), a calculadora de acasalamento de bovinos, a seleção de Angus para eficiência alimentar, o Índice Real Carcaça Hereford e Braford e o catálogo de remates. As novas publicações são o Sumário Brangus +, o Sumário PampaPlus e o livro Manejo da Água na Pecuária (ver abaixo).
Conforme Fávaro, as tecnologias apresentadas pela Embrapa reforçam a confiança do agro brasileiro nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos há 50 anos pela instituição, que devem ser cada vez mais fortalecidos através de investimentos, como o do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Embrapa, que prevê cerca de 1 bilhão de reais em recursos para a instituição nos próximos anos.
“Precisamos planejar o futuro, os próximos 50 anos da Embrapa. Não tenhamos medo da inovação, da quebra de paradigmas, que possamos enfrentar desafios que ainda não enfrentamos”, disse. O ministro ainda destacou a importância de melhorar sucessivamente o orçamento da Embrapa e reforçou que o PAC Embrapa é uma ação prática que demonstra o compromisso do governo federal com a empresa.
Para Silvia Massruhá, a Embrapa tem encarado os principais desafios da agropecuária atual e entregue resultados importantes para toda a sociedade. A presidente reforçou a importância da rede de parceiros formados ao longo dos anos pela Embrapa, expressa nas tecnologias lançadas durante a Expointer - muitas construídas diretamente com o setor produtivo.
“Lançamos hoje esse morango delicioso, a primeira cultivar de morango nacional, tecnologias para o avanço genético da pecuária, e mais de 40 tecnologias apresentadas aqui. Isso mostra a diversidade e a importância da Embrapa em todo o território nacional”, destacou.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, parlamentares, secretários de Estado, presidentes de instituições, além de parceiros no lançamento das tecnologias Embrapa. Participaram do evento, ainda, empregados e representantes da Embrapa de todo o país, como o diretor-executivo de Pesquisa e Inovação (DE-PI) da Embrapa, Clenio Pillon; e os chefes-gerais da Embrapa Clima Temperado (RS), Roberto Pedroso, da Embrapa Florestas (PR), Erich Schaitza, da Embrapa Meio-Norte (PI), Anísio Neto, da Embrapa Pecuária Sul (RS), Fernando Cardoso, da Embrapa Suínos e Aves (SC), Everton Krabbe, da Embrapa Trigo (RS), Jorge Lemainski, e da Embrapa Uva e Vinho (RS), Adeliano Cargnin.
Tecnologias lançadas
A cultivar de Morango BRS DC25 (Fênix) se destaca pela precocidade do início da produção e pelo equilíbrio entre açúcar e acidez, o que resulta em frutas de sabor mais doce. Também apresenta boa firmeza, o que garante maior resistência ao transporte e durabilidade pós-colheita. Tem boa produtividade de frutas grandes e o potencial produtivo pode chegar a 1,2 quilo por planta.
A Calculadora de Acasalamento, parceria com a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), é uma ferramenta informatizada que ajuda o pecuarista a selecionar os melhores acasalamentos entre reprodutores e as vacas matrizes, de forma a gerar progênies com características específicas, de acordo com a Diferença Esperada na Progênie (DEPs) disponíveis no programa de melhoramento genético da ANC, o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).
A nova avaliação genômica, em parceria com a Associação Brasileira de Angus, a ANC e a Biodata, prediz a capacidade de reprodutores transmitirem características relacionadas à eficiência alimentar aos seus descendentes. A tecnologia busca selecionar animais mais eficientes na conversão do alimento consumido em carne.
O Índice Real Carcaça Hereford e Braford (IRC), em parceria com ABHB e a Biodata, é um indexador, inserido no programa de melhoramento genético das raças (PampaPlus), que identifica os touros capazes de gerar descendentes que produzam carne de alta qualidade, com mais chance de receber as bonificações pagas pela indústria frigorífica pelos produtos de alto padrão.
E a ferramenta web Catálogo de Remates, em parceria com a ANC, vai facilitar o planejamento dos pecuaristas durante o processo de seleção e organização das informações dos animais que irão ser ofertados em leilões. Com a plataforma, será possível levantar os dados de forma atualizada, padronizada, ágil e eficiente, através de acesso direto ao Promebo.
Publicações
Oriundo de um projeto de pesquisa em parceria com a Associação Brasileira de Brangus, o Sumário Genômico do Brangus+ abriga mais de 66 mil animais avaliados de 62 criadores e mais de seis mil animais genotipados. Já o Sumário PampaPlus apresenta informações de seleção para os plantéis dos criatórios e ferramentas de avaliação genética para o melhoramento das raças Hereford e Braford, através de parceria entre a ABHB, Geneplus, Embrapa Pecuária Sul e Embrapa Gado de Corte. Por fim, o livro “Manejo da água na pecuária” aborda a aplicação de conceitos, princípios e práticas para racionalizar o uso dos recursos hídricos pelos pecuaristas.
Assinaturas de parcerias
A Embrapa Clima Temperado renovou a parceria da Clínica Fitossanitária com a Emater/RS-Ascar. Já a Embrapa Pecuária Sul firmou três parcerias: com a Associação Brasileira de Brangus e com a Associação Brasileira de Angus, para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação; e com a Fetag, para a criação da Rede de Pecuária Familiar Agroecológica do RS. A Embrapa Uva e Vinho firmou acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação com o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS).
Por: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte