Ministro da Defesa confere futuras instalações do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em Fortaleza
Anunciado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ITA do Ceará será o primeiro do Nordeste brasileiro
O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, visitaram, nesta sexta-feira (01º/09), a Base Aérea de Fortaleza, no Ceará, local que sediará as futuras instalações do novo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o primeiro no Nordeste.
As autoridades percorreram a unidade militar, que já tem 90 anos de história. Para o Ministro Mucio, mais que um investimento em educação, é um presente para o Nordeste. “É um passo importantíssimo para outras oportunidades. Estamos inaugurando um novo tempo. A FAB está prestando um serviço gigantesco. Não é uma escola que está vindo para Fortaleza. É uma inversão de um fluxo injusto. E o Ceará fez jus a isso.”, afirmou.
O Comandante da Aeronáutica destacou: “Isso aqui é a base de um grande impulso da engenharia para o país e da ampliação da nossa capacidade de formar engenheiros”. O Brigadeiro Damasceno relembrou, ainda, que a instituição foi idealizada por um cearense, o Marechal Casemiro Montenegro Filho. “Um grande desbravador da ciência no Brasil, ele entendeu que precisava criar um instituto de alto padrão. Estamos voltando aqui para, de alguma forma, referendar a memória dele”, disse.
No início de agosto, os Ministérios da Defesa e da Educação assinaram um acordo de cooperação técnica para, no prazo de 60 dias, avaliar a criação da primeira unidade vinculada ao instituto fora de São José dos Campos (SP), onde o ITA atua desde 1950. O estado foi escolhido devido ao fato dos estudantes do Ceará ocuparem, tradicionalmente, as primeiras colocações no vestibular do órgão.
ITA
O ITA é uma instituição da Força Aérea Brasileira (FAB) referência em cursos de graduação e pós-graduação em áreas da engenharia, com destaque para o setor aeroespacial.
Por: Assessoria de Comunicação Social/Ministério da Defesa
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte