Dino assina criação de 100 mil bolsas para capacitação de agentes de segurança
Projeto prevê o pagamento de R$ 900 mensais pelo Pronasci 2
O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, assinou, nesta terça-feira (26/09), portaria que detalha o Projeto Bolsa Formação no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). A iniciativa vai disponibilizar 100 mil bolsas no valor de R$ 900 para capacitar agentes de segurança em todo o país.
Os cursos serão focados nos eixos do Pronasci 2. O auxílio vai beneficiar policiais militares, civis e penais, bombeiros militares, integrantes de órgãos oficiais de perícia criminal e guardas municipais de estados que aderirem à iniciativa. “Pretendemos que a bolsa seja um estímulo a mais, além do estímulo moral e ético. Que ela seja também um incentivo econômico para que possamos estreitar o trabalho conjunto na Federação, envolvendo os governos federal, estadual e as prefeituras”, observou o ministro.
O enfrentamento e prevenção de violência contra as mulheres; o combate ao racismo estrutural; e as políticas públicas de segurança com foco em territórios vulneráveis e com altos indicadores de violência são alguns dos eixos prioritários do Pronasci. Os candidatos deverão cumprir requisitos previstos em edital para participar dos treinamentos e receber a bolsa.
De acordo com a coordenadora do Pronasci, Tamires Sampaio, parte dos cursos se inicia em novembro. Ela lembra que este é um incentivo do Governo Federal para que os agentes atualizem práticas de segurança e aprimorem o que foi aprendido quando entraram em suas corporações.
“O trabalho na segurança pública exige constante atualização. A todo momento, acontecem mudanças na sociedade e isso reflete no sistema de segurança. O projeto é muito importante neste sentido”, destaca a coordenadora.
Confira aqui (https://shre.ink/nYLO) a portaria.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte