Ministros Flávio Dino e Silvio Costa Filho debatem medidas para segurança em terminais aéreos e marítimos
Novo ministro de Portos e Aeroportos mostra preocupação com a entrada crescente de drogas e armas ilegais no país
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, recebeu nesta segunda-feira (25) o novo titular da pasta de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. No encontro, foram discutidas propostas para aumentar a segurança em portos e aeroportos brasileiros que recebem grande fluxo de viagens internacionais.
Dino pontuou que a violência nos centros urbanos está relacionada com o ingresso de produtos ilícitos a partir de terminais, e que é preciso atacar o problema.
“Já temos o programa Aeroportos+Seguros, que é uma parceria entre os dois ministérios, e estamos focando na sua expansão. No que se refere a portos, o objetivo é definir ações conjuntas envolvendo a Marinha, Receita Federal e as demais agências para combater o crime e acabar com as quadrilhas”, explicou o ministro.
Empossado como chefe do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) no último dia 13, Costa Filho defendeu a elaboração de um plano nacional para o setor. “Infelizmente, o tráfico de drogas e de armas vêm aumentando a criminalidade no Brasil. E vamos agir de maneira integrada para enfrentar essa questão”, disse o ministro.
Aeroportos+Seguros
Lançado no último mês de junho, o Aeroportos+Seguros visa elevar o nível de segurança nos principais terminais do país e teve como ponto de partida o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). A iniciativa prevê, entre outras medidas, a instalação de mais câmeras e aumento da iluminação no check-in e nas áreas de bagagens; biometria para identificação de passageiros e funcionários; monitoramento e inspeção de bagagens nas esteiras; novos equipamentos de raio-x, scanners corporais e detectores de líquidos e explosivos.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte